A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Alunos se apropriam do bairro de Acari


Os estudantes do 5º ano do CIEP Antônio Candeia Filho, BE Acari, assistiram no dia 10 de abril, a exibição do documentário Acari Cultural. O filme é resultado de uma pesquisa de mapeamento cultural realizada no Complexo de Acari, coordenada pela professora Adriana Facina do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) que retrata aspectos culturais locais, artísticos e ativistas da comunidade.


A partir desta atividade, os estudantes puderam (re)conhecer pessoas e movimentos culturais (nos quais eles estão por muitas vezes participando) como algo legitimado e reconhecido enquanto cultura.

A exibição do vídeo é mais uma atividade referente à trilha educativa de Música & Letramento “Identidade Cultural Carioca”. Os estudantes, por meio das oficinas,  têm a oportunidade de se reconhecer como sujeitos produtores de conhecimento e cultura diante de observação da realidade local.


O segundo momento que deu continuidade ao trabalho de reconhecimento local aconteceu no dia 24 de abril, durante a oficina Meu Bairro. Nessa oficina, os estudantes mapearam equipamentos públicos como escolas, praças e o hospital do bairro, além de mapearem as próprias residências. Esse encontro contou com a participação da técnica de saúde do Programa Saúde nas Escolas – PSE - Bruna Castro. Bruna falou sobre os cuidados com o meio ambiente e os malefícios que a comunidade pode sofrer ao colocar lixo em lugares inadequados.


Uma estudantes, durante confecção de seu mapa, falou que “o Rio de Janeiro continua lixo” referindo-se às dificuldades a serem enfrentadas a respeito do lixo na comunidade. O grupo concluiu que todos têm responsabilidade e precisam multiplicar os saberes para melhorar a questão.


O Bairro Educador Acari agradece a professora regente do grupo Célia Lopes, a parceira Bruna Castro e a toda equipe de gestão do CIEP.

Por Carlos Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário