A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 10 de abril de 2013

De Guaratiba ao Pontal – uma viagem sobre cultura popular


Aconteceu a primeira visita da Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, no BE Guaratiba ao Museu Casa do Pontal, no dia 10 de abril. A escola esteve desenvolvendo um projeto sobre cultura popular, com ênfase na literatura de cordel, desenvolvido pelo professor Thiago Ferreira, em parceria com o Bairro Educador. Para que os alunos pudessem ampliar o conhecimento sobre a cultura popular brasileira foi planejado a visita, que dialogo com o trabalho realizado em sala de aula.


O Museu Casa do Pontal é referência quando se falas em arte popular. O acervo conta com obras de artistas de todo o país. Arte em barro, em madeira, engenhocas que retratam os ciclos da vida, e principalmente, da vida do sertanejo, do povo do interior: o trabalho, a infância e até a morte.


O grupo foi recebido por dois arte educadores que os guiaram por toda a casa de uma maneira diferente, o repente foi a linguagem escolhida pelos monitores. Cantando as artes e seus artistas, e histórias do folclore brasileiro os estudantes foram descobrindo um Brasil diferente do que estão acostumados a ver e a ouvir. Com ouvidos atentos as rimas eles puderam participar ativamente da visita encenando o Auto do Boi do Maranhão e manuseando os bonecos no Teatro de Mamulengos.


O cordel e o repente com sua riqueza de rimas conquistaram os adolescentes e se apresentam como novas formas de expressar pensamentos e sentimentos.

Agradecemos o Museu Casa do Pontal pela bela recepção aos alunos e ao professor Thiago Ferreira pelo belo trabalho e pela parceria com o BE.
Por Amanda Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário