A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cultura grega une sala de aula a museu


Os estudantes do CIEP Doutor Adão Pereira Nunes, tendo como eixo de trabalho a cultura greco-romana, participaram no dia 9 de abril, de uma aula-passeio ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo da aula foi aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre a temática abordada pela trilha educativa “Entre Gregos e Romanos”, elaborada pela gestora de projeto do Bairro Educador, Fernanda Souza, com base no tema do primeiro bimestre do Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar.


O museu possui um acervo que é fruto do fascínio da imperatriz Tereza Cristina pela arqueologia da cultura mediterrânea. A maior parte dessa coleção chegou ao Brasil entre 1853 e 1859. Ao todo são mais de 700 peças sobre a cultura greco-romana (dados do Museu Nacional).


Esta aula-passeio teve o objetivo de proporcionar o acesso à cultura e às informações sobre as disciplinas estudadas pelos estudantes, como história e artes, integrando a sala de aula aos potenciais educativos da cidade, como o Museu Nacional.

A aula passeio foi guiada pelos alunos do colégio Pedro II, que apresentaram as exposições: O Egito Antigo; Culturas do Mediterrâneo; Paleontologia e Arqueologia Pré-Colombiana, essa última, será tema do próximo eixo a ser desenvolvido no CIEP e que também consistirá numa trilha educativa do Bairro Educador Irajá.


Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a história do Brasil, pois o museu foi criado por D. João VI em 1818, sendo denominado como “Museu Real”, por estar situado no local onde serviu de moradia da família real por vários anos.


Uma estudante da turma 1302 ficou admirada com o museu, relatando os pontos que mais chamaram sua atenção. “Essa é a minha primeira visita a um museu, eu gostei muito. Eu vi os deuses gregos nos vasos e achei muito bonito”, destacou a estudante.

Fernanda Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário