A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Palestra visa evitar preconceitos a respeito do tema sexualidade


Cerca de 25 estudantes do 8º e 9º ano do Ginásio Experimental Carioca de Novas Tecnologias André Urani, participaram no dia 11 de abril de um encontro sobre sexualidade, idealizado pelo Bairro Educador Rocinha  e realizado pela educadora Magnólia Regis, que conduziu a discussão a respeito do tema.


A iniciativa de levar este trabalho para a escola partiu, também, das experiências bem sucedidas que a educadora realizou em outros territórios onde o projeto Bairro Educador atua e na Associação Semente da Vida,  na qual a mesma é voluntária.

Inicialmente, Magnólia Regis explicou para os estudantes o que é sexualidade, pois eles possuíam uma ideia diferente do real significado da palavra. Foi enfatizada a importância do respeito e cuidado com o corpo, como também a vivência saudável das experiências relacionadas à sexualidade.



No decorrer do encontro foram apresentados slides com informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), onde os estudantes fizeram perguntas, esclareceram dúvidas e foram bastante participativos. Eles assistiram a uma apresentação de imagens dos órgãos contaminados com as DST’s e alguns relataram ter ficado impressionados com o que viram.


Ao fim do encontro o grupo pôde aprender quais os tipos de preservativos existentes e a forma correta da utilização dos mesmos. Alguns estudantes buscaram a educadora para tirar dúvidas e a avaliação da palestra foi positiva, segundo os estudantes, pois conseguiram ampliar o aprendizado sobre o tema abordado. 


O encontro proporcionou ao grupo de adolescentes a desmistificação de conceitos a respeito da sexualidade e reforçou a importância da segurança, respeito e saúde nas relações.

 Por Amanda Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário