A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Defesa Civil realiza treinamento em escola do BE Paciência

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza nesta sexta-feira, dia 26, a última etapa deste ano do projeto ‘’Nudec nas Escolas’’ em unidades de educação da rede pública do município. A Escola Municipal República Árabe da Síria, localizada na Rua Mário Fonteneli Souza, s/n, no bairro de Paciência, será a próxima a receber as palestras do projeto, no horário das 14h às 17h.      

O objetivo é preparar alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para lidar com situações de risco e desastre nos locais onde moram, servindo também como multiplicadores. Os agentes comunitários de saúde das clínicas da família do entorno das escolas participarão do encontro, ministrando aulas de primeiros socorros.

O treinamento abordará temas e assuntos relacionados à redução de desastres, difundindo a cultura de prevenção, a fim de organizar e preparar as comunidades para as ações de primeira resposta às emergências.

Os grupos de agentes comunitários de Saúde e Defesa Civil poderão identificar as vulnerabilidades locais e cadastrar os recursos e os pontos de apoio existentes na comunidade. Além disso, coordenarão e fiscalizarão o material estocado e sua distribuição; participarão de ações de assistência humanitária; e servirão de elo entre a comunidade e a Defesa Civil.

Com a conclusão dos treinamentos, cerca de mil alunos foram capacitados para auxiliar na proteção de 20 mil pessoas que residem nas áreas de vulnerabilidade. A Secretaria Municipal de Educação e a Cruz Vermelha Brasileira atuam como parceiras no projeto.

Texto retidado do site da Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário