A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Educação e Cultura lado a lado


Alunos observam atentamente o professor

Na última quinta-feira, o professor de Música, Júlio, levou um saxofone para a Escola Municipal Dr. Marcelo Cândia. O instrumento chamou a atenção dos alunos, que ficaram encantados com a apresentação feita pelo professor.


Júlio participa do Projeto Jovens Com Uma Missão (JOCUM) há aproximadamente cinco anos e dá aula todas as quintas-feiras de 9h às 10h na escola. Esta ação é resultado de uma parceria feita entre o Bairro Educador e a Jocum.

Abaixo é possível ver a entrevista feita pelo Gestor de Projetos do Bairro Educador Borel, Thiago Sobral. Na entrevista o professor fala sobre a experiência de trabalhar com crianças, da satisfação de participar do projeto, entre outros assuntos.

Bairro Educador – Qual a importância da música na educação?
Júlio A presença da música na educação auxilia a percepção, estimula a memória e a inteligência, relacionando-se ainda com habilidades linguísticas e lógico-matemáticas ao desenvolver procedimentos que ajudam o educando a se reconhecer e a se orientar melhor no mundo.

BE: Há quanto tempo você trabalha com crianças?
É a primeira vez que tenho contato com esse segmento e estou gostando. É bom saber que o clima muda quando eu chego, as crianças ficam numa expectativa boa para a chegada do “Tio de Música".
O professor e seu saxofone
BE: qual foi a maior dificuldade que você teve?
A questão da didática a mais difícil, um grande desafio. Aos poucos fui testando e me aperfeiçoando. Explico para eles que existe uma diferença entre som e barulho, entre o grave e o agudo. O som está ao nosso redor, e é só perceber a música. Utilizo exemplos de sons próximos a eles no dia-a-dia, como a voz do papai representando o grave e a voz da mamãe representado o agudo.

BE: Como é a sua relação com as crianças?
O contato com as crianças está sendo bastante gratificante. Elas demonstram um carinho enorme comigo, parecem que já me conhecem há muito tempo. Essa receptividade por parte delas está sendo muito válida, e enriquecedora também. Aprendo muito com elas. Dar aula para essas crianças aqui no Borel amplia minha visão, pois a receptividade das crianças é maior. Como vou para fora do Brasil ano que vem, essa bagagem será importante para me adaptar a outra realidade.
Professor Julio

Nenhum comentário:

Postar um comentário