A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Realizado 1º Encontro de Articulação Local em Engenho da Rainha

O dia 10 de novembro de 2010 tem tudo para marcar Engenho da Rainha. Neste dia aconteceu o Primeiro Encontro de Articulação Local do Bairro. O evento teve como objetivo principal reunir algumas lideranças comunitárias e instituições de Engenho da Rainha e adjacências para juntos trocarem saberes e experiências em prol do desenvolvimento local.

Participaram deste primeiro Encontro 25 pessoas, dentre representantes do poder executivo estadual (Secretaria de Governo), municipal (Subprefeitura da Zona Norte, XII Região Administrativa), instituições públicas (como as Escolas Municipais Nereu Sampaio, o Posto Municipal de Saúde Ariadne Lopes, o Conselho Escola – Comunidade da Liberato Bittencourt), representantes de Projetos Sociais como o Bairro Educador de Engenho da Rainha e do Complexo do Alemão, Mulheres pela Paz (Complexo da Maré), Associação de Moradores de Engenho da Rainha, representantes de Igrejas e lideranças comunitárias articuladas em torno da ONG As Charmosas, idealizadora e anfitriã do Encontro.
Foi definida como primeira iniciativa comum a realização de um dia de mobilização cultural onde cada entidade disponibilizará atividades e serviços para os moradores, com foco nas crianças, adolescentes e seus responsáveis. Serão desenvolvidas atividades culturais, educacionais, artísticas, de lazer, saúde e cidadania. O evento será no dia 11 de dezembro, às 10 horas,  na rua onde está situada a Escola Municipal Liberato Bittencourt.

No dia 17 de novembro (quarta-feira), às 10 horas, na sede da ONG as Charmosas, cada instituição e pessoa levará a resposta do que cada um poderá contribuir para a programação do dia 11 de dezembro.

Para Eleandra Fidelis, Presidente da ONG as Charmosas, a realização deste Encontro representou um avanço muito grande, pois o que a ONG pretende é oferecer à comunidade a possibilidade de valorização da auto-estima dos moradores, de valorização do espaço físico, através do desenvolvimento de ações no campo educacional, cultural, de geração de renda, da garantia de serviços públicos.

Eleandra defende que somente através do trabalho em rede (governos, empresas, ONGs e sociedade civil) é que será possível então desenvolver um trabalho de reeducação baseada não na competição, mas na ajuda mútua: “O trabalho social pode dar certo se soubermos dividir, partilhar e compartilhar os saberes e as experiências; principalmente aprender a ouvir. Trabalhar em grupo é fundamental”.

A ONG As Charmosas fica na Rua Carlos Gonçalves Pena, s/n próximo do Posto de Saúde Ariadne Lopes.


Uma experiência a ser replicada
Neste mesmo dia ocorreu uma reunião com os responsáveis dos alunos da E.M. Eurico Salles, visando a formação do grupo “Pais da Escola Eurico”. Neste primeiro encontro foi apresentado ao grupo o Projeto Bairro Educador e o Programa PROINAPE, explicado qual o objetivo da formação do grupo. Participaram deste encontro mais de 20 responsáveis.
A proposta da formação deste grupo é reunir pais e responsáveis para que juntos eles possam trocar saberes e experiência em prol dos alunos da escola, trocar ideias para saber o que cada um poder fazer visando a melhoria da escola e da educação. 
No próximo dia 17, às 14 horas,  ocorrerá uma reunião com os responsáveis das turmas de 2º segmento da escola.
O 1º passo para a reaproximação dos pais à escola E.M. Eurico Salles foi dado! Muitas idéias e sugestões já começaram a surgir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário