A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 16 de novembro de 2010

Estudantes do PEJA participam do IV Encontro de Cinema Brasil, África e Caribe


Os Estudantes do Ciep Min. Gustavo Capanema participaram da exibição do filme Senegalês L’Absence ( A Ausência) de Mama Keita no Cine Odeon BR. Todos ficaram muito impressionados com o Festival. Na chegada tiveram uma ótima recepção. Foram acolhidos pela organização do evento e participaram da sessão de fotos.

Os estudantes gostaram do fato do diretor do filme estar presente e falar sobre a sua produção. Apesar de alguns estarem na classe de alfabetização não possuíram dificuldade para compreender um filme legendado. A equipe do Bairro Educador Maré teve o cuidado de contextualizar o festival, explicando a importância do evento para a cultura afro-brasileira.

Ao final do filme, a professora se mostrou muito satisfeita e convidou o BEM para construir uma atividade sobre a cultura negra com as turmas do PEJA.

Recepção dos estudantes do Peja no Festival
 Entrada dos estudantes no ônibus



O Bairro Educador Maré gostaria de agradecer a toda equipe do Ciep Ministro Gustavo Capanema, especialmente a diretora Carmen e as professoras Jane e Mônica pela parceria nesta atividade.

E MUITO MAIS...

Oficina de Bonecas Nana Ori no Bairro Educador Maré




Aconteceu nas Escolas Municipais IV Centenário e  Professor Paulo Freire, a oficina de bonecas Nana Ori. As escolas cederam gentilmente o espaço do centro de estudos para o Bairro Educador Maré em parceria com a Ong Ação Comunitária do Brasil organizar uma atividade de formação com o tema da cultura afro-brasileira.

Os professores e funcionários das escolas participaram e tiveram a oportunidade de discutir questões ligadas à beleza e valorização da mulher negra. As bonecas Nana Ori (Nana, boneca, e Ori, cabeça) são totalmente confeccionadas a partir de materiais reciclados e, ganharam novas características ao incorporarem elementos da cultura popular brasileira, como a capoeira e a ciranda.

A coordenação pedagógica, os professores e funcionários das escolas, presentes na atividade, consideraram muito importante a atividade e já planejam desenvolvê-la com as turmas no próximo ano, com uma exposição de bonecas negras no mês de maio de 2011.

Professora Monique, da Escola Municipal IV Centenário.Oficina de bonecas Nana Ori, na Escola Municipal Professor Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário