A Escola Popular de Comunicação Crítica (Espocc) oferece a jovens e adultos, moradores de espaços populares do Rio de Janeiro, acesso a diferentes linguagens, conceitos e técnicas na área da comunicação. O objetivo é formar esses estudantes como comunicadores cidadãos e multiplicadores desse conhecimento, prepará-los para a inserção no mercado de trabalho e contribuir para que eles exerçam a sua cidadania de forma plena.
Nos cursos da Espocc, o aluno recebe um diploma de extensão universitária. A UFF e a UFRJ são parceiras da escola. Além das universidades, o Canal Futura, o Sindicato dos Jornalistas, o AfroReggae, entre outros, integram a parceria. A escola formou a sua primeira turma no fim de 2006. Em 2008 novas turmas se iniciaram em Nova Iguaçu, em parceria com a Prefeitura. No ano de 2010, três turmas se formaram em Vitória-ES, uma parceria do Observatório com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu). Nesta última edição o curso formou jovens no módulo Mídias Digitais.
A formação é pautada por exercícios práticos e pela elaboração experimental de produtos em comunicação. Uma das principais intenções da Espocc é incentivar que os seus alunos organizem em suas respectivas comunidades núcleos de comunicação e cultura, que venham a produzir informações e representações locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário