A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 26 de julho de 2011

Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro e Bairro Educador Santíssimo de maio/junho: atividades de sucesso!

Durante os meses de maio e junho, o projeto Bairro Educador desenvolveu ações que contemplaram o 5º e 9º anos da Escola Municipal Fernando Barata Ribeiro, unidade inscrita no Programa de Escolas do Amanhã – SME. As ações visaram contribuir com as demandas das escolas, dialogando com os descritores e com o processo de aprendizagem de cada ano escolar.

Entre os dias 17 e 19 de maio foi realizado o Seminário Bullying em foco, com o objetivo de discutir com os jovens o que é, o que não é e quais as consequências da prática deste tipo de violência entre os alunos. Esta atividade envolveu cerca de 50 jovens entre 13 e 16 anos, das turmas de 9º ano e do projeto Realfabetização.



Na quarta semana do mês de maio, dia 24, os alunos das turmas do 9º ano (mais de 50 jovens com idade entre 13 e 15 anos) participaram do programa As Vantagens de Permanecer na Escola, uma parceira do Bairro Educador com a Instituição Junior Achievement. Este programa conduziu os jovens à reflexão da importância da formação educacional básica, de como os conteúdos programáticos de português e matemática são importantes para a vida cotidiana e de quais são as responsabilidades da vida adulta. Foi uma atividade de sucesso em sua plenitude! 




No mês de junho os alunos e alunas do 9º ano recebem a visita do professor André Vidal, um dos coordenadores da Rede SENAI/Santa Cruz (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com a palestra “O mundo do trabalho”. Os estudantes puderam conhecer as oportunidades e funcionamento da Rede e as atuais ofertas de emprego, direcionadas aos jovens aprendizes e recém formados na Zona Oeste. A atenção às palavras do professor foi total e novas perspectivas de futuro foram iniciadas!




E finalmente, ao 5º ano foi direcionado o Programa de Educação Sexual, uma parceira do Bairro Educador com o Instituto Criança é vida. O primeiro de seis módulos, intitulado: “Sexualidade e amor: o que é e o que não é”, realizado no dia 16 de junho, foi discutido com os alunos o que é sexualidade e as várias formas de amor. Como um tema polêmico, a criançada se agitou e ousou! A conversa com o grupo transcorreu de maneira informativa e condizente com a faixa etária (10 a 12 anos), sem temas agressivos ou invasivos. Foi um papo “de responsa”! (fotos:16.06_01; 16.06_02; 16.06_03; 16.06_04).





Nesta trajetória de atividades de sucesso agradeço a equipe do projeto Bairro Educador, em especial aos Gestores de Núcleo e Gestores de Projetos dos Bairros da Zona Oeste pela plena parceria e dedicação às iniciativas. Agradeço também a equipe gestora da escola, em especial a coordenadora pedagógica Carla Teixeira pela parceria incondicional a todas as propostas apresentadas pelo BE à escola.

Por Rosineide de Freitas, Gestora de Projetos Bairro Educador Santíssimo

3 comentários:

  1. acho esse projeto muito bom pq eu sou da escola, e muito bom todos esse prof pq tem um bom conhecimento para passar

    ResponderExcluir
  2. Julimar Tenório da Silva14 de março de 2012 às 11:54

    Acho muito legal que as coisas boas que ocorrem nas escolas públicas sejam divulgadas. A escola pública abriga muita gente de firme vontade, com o desejo na construção de uma sociedade formada com homens de bem. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. alessandra essa escola e um poco chata e emgrasadas pelosdiretores e pelos os professores

    ResponderExcluir