A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alunos grafitam o muro da Estação do metrô de Acari

Um grupo de oito estudantes da Escola Municipal Eurico Salles participou das oficinas de grafite, articuladas pelo MetroRio, Sesc de Madureira e Bairro Educador Engenho da Rainha. No dia 23, eles grafitaram o muro da estação de Acari, com o auxílio das grafiteiras da organização Redenami, rede feminista que usa as artes urbanas para promover o direito das mulheres.

Equipe de grafiteiras da Redenami

Os grafiteiros Airá Iluaiê de Almeida (O Crespo), Ricardo Rilo (Coé) e Rafael Araújo (Fael), ao longo dos meses de agosto a outubro realizaram quatro oficinas de grafite envolvendo os estudantes das escolas da rede pública localizadas próximas a linha 2 do MetrôRio. Estes estudantes participarão da Copa Grafite, concurso cultural que seleciona equipes de grafiteiros cariocas que irão pintar os muros do entorno de 15 estações da Linha 2 do metrô. A ideia é mostrar por meio da pintura a história de cada bairro das estações selecionadas, retratando personagens locais, características ou fatos marcantes de cada uma das regiões.

Durante a pintura do muro da estação de Acari, as grafiteiras da Redenami, ensinaram os estudantes a fazer o recorte dos moldes dos desenhos feitos em cartolina para pudessem grafitar o muro e, além disso, eles colocaram em prática os conceitos e técnicas do grafite aprendidos durante as oficinas.

Grafiteira ensinando as técnicas do grafite para estudante

De acordo com professora de artes visuais, Elizabete Nunes, o Bairro Educador, através da articulação para a realização da oficina, ampliou o conhecimento dos estudantes para além dos muros da escola, proporcionando também uma série de mudanças no comportamento deles durante suas aulas.

Professora Elizabete Nunes e estudantes da Escola Municipal Eurico Salles

“O Bairro Educador nos apoiou muito, pois percebeu que a escola estava precisando deste tipo de atividade. O comportamento disciplinar de muitos alunos melhorou, eles amadureceram, têm uma nova postura e posicionamento com relação às opiniões, estão mais confiantes e se sentem valorizados, pois este tipo de trabalho mexe com a autoestima”.

A oficina de grafite tem como objetivo valorizar a identidade cultural das comunidades e estimular a preservação do patrimônio público, quebrando o paradigma de que grafite é semelhante a pichação.

Para Viviane Barros, analista de Responsabilidade Social do MetrôRio, a participação dos estudantes nessa atividade faz com que eles passem a valorizar mais a comunidade em que vivem.

Viviane Barros em entrevista ao TV Futura


“É importante que o grafite, entre nas escolas, pois esta é uma forma dos estudantes expressarem seus sentimentos, desejos e aprendizado. A participação dos alunos é incrível, eles se envolvem com a arte e a gente consegue perceber as mudanças que essa aproximação é capaz de causar”.


A estudante do 7º ano Driele Marcele Barros, de 14 anos, disse ser apaixonada por desenhar, pois é através do desenho que ela consegue expressar suas emoções.



“Me interessei pela oficina porque gosto muito de desenhar. Sempre me interessei por arte e através dessa oficina consegui melhorar meus desenhos, por exemplo quando aprendi as técnicas utilizadas para fazer uma sombra”.

Gestoras de projetos do BE em entrevista ao TV Futura


A equipe do canal TV Futura esteve presente na ação e entrevistou alguns estudantes, além das gestoras de projeto do Bairro Educador, Márcia Fernandes e Débora Sobrino, que em entrevista explicaram o que era o projeto e os seus objetivos com relação à educação. 

Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário