A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

I Mostra CDD Mais Educação


Foi realizado no dia 26 de outubro, de 13h às 17h, na Escola Municipal José Clemente Pereira, a I Mostra CDD Mais Educação com a integração das oficinas do Programa Mais Educação (PME) que acontecem nas Escolas do Amanhã.

A proposta de integração começou a ser pensada a partir da capacitação dos educadores comunitários, feita pelo Bairro Educador, onde foi ressaltada a importância da integração dos educadores e gestores de projeto, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento das atividades nas unidades escolares.


A educadora comunitária da Escola Municipal José Clemente, Darlene da Costa, levou a ideia adiante e realizou seis encontros com os educadores das Escolas do Amanhã da Cidade de Deus a fim de planejar a atividade. Os encontros foram itinerantes para que todos pudessem conhecer as escolas. Os encontros foram feitos no CIEP Luiz Carlos Prestes, Escola Municipal Pedro Aleixo, Escola Municipal José Clemente Pereira e Escola Municipal Alberto Rangel.


No último encontro tivemos a adesão da Escola Municipal Professoranda Leila Barcellos de Carvalho com a presença da educadora Luisa Neves, que também se interessou em participar da atividade.


Vale destacar o apoio dados pelas direções e coordenações que participaram dos encontros.

O objetivo geral da atividade foi a integração das oficinas do Programa Mais Educação nas escolas do Amanhã que fazem parte do Bairro Educador na Cidade de Deus e buscar através dessa integração, fazer com que os educadores comunitários, oficineiros, estudantes e escolas também interagissem, além de divulgar as oficinas realizadas nas escolas. As atividades realizadas nas oficinas envolveram os seguintes temas: canto, coral, dança, artes, horta, capoeira e percussão.


Os estudantes da Escola Municipal José Clemente Pereira realizaram uma apresentação de dança, coordenada pelo oficineiro Lucio Costa, houve também uma integração da capoeira das escolas Alberto Rangel e a anfitriã Escola Municipal Pedro Aleixo, realizada pelo Mestre Derli que atua nas duas unidades escolares, acompanhados pela percussão dos oficineiros Iago e Yuri. A oficineira de Horta, Dirce Teixeira, do CIEP Luiz Carlos Prestes, preparou o espaço para construir uma mini horta na quadra. Já as oficineiras de arte exibiram os trabalhos feitos pelos estudantes. O oficineiro de fotografia auxiliou as crianças no registros das atividades e o músico Nadinho do Canto Coral fez a apresentação do Hino das Escolas com seu grupo.


A coordenadora do Programa Mais Educação, Christiane Moraes Rosa, disse ter ficado satisfeita com o resultado da integração e falou como foi importante aquele espaço de troca de experiências entre a comunidade escolar.

Maria do Socorro Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário