A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Bairro educador integra educação, cultura e comunidade


O Bairro Educador realiza várias ações nas escolas que abrangem a 6ª CRE com o objetivo de promover um processo educativo que integra o Projeto Político Pedagógico de cada escola, o uso do  bairro como espaço ampliado  das Unidades Escolares e atividades culturais e esportivas num movimento contínuo de melhoria da educação e rendimento escolar.

O Bairro Educador é um projeto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro integrado ao programa Escolas do Amanhã. Este projeto visa promover a integração entre escola e comunidade por meio da dinamização do processo de aprendizagem. Ele aponta para uma nova maneira de pensar a educação e de  ressignificar o papel da comunidade no processo educativo.

 A metodologia usada estimula a  capacidade do estudante de aprender a aprender. Visa desenvolver as competências relacionais e emocionais que se traduzem em habilidades básicas para aprender, transferir/aplicar o aprendido, ser capaz de organizar  seus pensamentos, de comunicar-se com clareza, relacionar-se, atuar em grupo, responsabilidade individual e autonomia.


O Bairro Educador atua em vários bairros da 6ª CRE: Anchieta, Coelho Neto, Colégio, Costa Barros e Pavuna. Vamos ver algumas ações que este projeto realiza  com nossas escolas.

No dia 02 de setembro, os estudantes da Escola Municipal Andréa Fontes Peixoto assistiram à apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem no Teatro Municipal.

Um dos objetivos principais desta ação era promover, além de outras coisas, uma oportunidade de aprendizagem. Uma representante da Orquestra Sinfônica explicou para os estudantes o que é uma sinfonia e contou a história do autor Bethoven e suas obras.

Ao final do espetáculo, os estudantes conversaram com os músicos, tiraram fotografias, obtiveram autógrafos e alguns conversaram sobre como ingressar na Orquestra Sinfônica Brasileira. Oportunidade como essa desperta sonhos, desejos e potenciais que, às vezes, nem mesmo os estudantes sabem que alimentam.



Estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, percorreram a comunidade Chico Mendes (Chapadão) em uma caminhada contra a proliferação do mosquito da dengue.

A ação teve como finalidade mobilizar os estudantes e a comunidade diante dos desafios que a saúde pública tem enfrentado para combater o surto da dengue e conscientizá-los a manter limpo o local onde residem, evitando o acúmulo de água parada  e lixo no entorno da comunidade.


Os estudantes, acompanhados pela diretora da escola, pelos representantes do Bairro Educador e do Programa Saúde na Escola distribuíram  para os moradores adesivos e panfletos que explicavam como evitar a proliferação do mosquito da dengue na comunidade.

Eles entraram em algumas casas para verificarem focos de mosquito, deram recomendações aos moradores de como prevenir e combater a dengue. Além disso, recolheram garrafas PET de refrigerantes jogadas nas ruas próximas à escola para reciclagem.


A equipe do Bairro Educador levou para o CIEP Anton Makarenko, em Costa Barros, a psicóloga Vânia Izzo do Instituto NOOS para realizar uma roda de conversa com a turma de 3º ano  da professora Flávia Soares, em razão do alto índice de violência que ocorre entre os estudantes da turma.

 O principal objetivo da atividade era fazer os alunos enxergarem que suas atitudes violentas podem causar feridas e como elas são levadas pela vida inteira. Eles também falaram de seus sentimentos e a psicóloga mostrou a importância de se conversar com alguém de confiança e da disponibilidade do serviço telefônico 123 Alô, disponível para crianças e adolescentes conversarem com psicólogos.


Além de uma atividade pontual, o valor da amizade, trabalhado nesta atividade, visa um trabalho constante para que se possa gerar nos alunos reflexões simples de amor ao próximo.

Como vimos, o Bairro Educador promove a articulação de diferentes atores do bairro e da cidade com foco no aumento da participação de indivíduos e instituições nos processos educativos dos estudantes, contribuindo para uma educação completa e  integral, que estimule o conhecimento do jovem sobre o local onde vivem, as pessoas com quem interagem e, principalmente, sobre eles próprios.

Parabéns ao Bairro Educador por promover a integração entre as escolas e a comunidade e, principalmente, por aliar atividades culturais com a aprendizagem. Vocês estão contribuindo de forma significativa para a aprendizagem e a formação integral do ser humano.

Matéria publicada no portal Rioeduca.net : http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=2725


Nenhum comentário:

Postar um comentário