A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Conhecendo a estrutura rochosa do bairro e do estado


No decorrer dos meses de julho a outubro, a Escola Municipal Ariena Vianna da Silva e o BE Senador Camará trabalharam com os estudantes do 4° ano a temática das rochas e sua formação, levando-os a descobrir como as rochas são classificadas e como elas se formam. A partir daí eles puderam começar a observar os tipos de rochas que existem no entorno do bairro e começaram a observar a predominância rochosa existente no local. Além disso, eles também conheceram quais os tipos de rochas presentes nos pontos turísticos do estado do Rio de Janeiro.


O gestor de projetos do Bairro Educador, Leonardo Lopes, falou para os estudantes sobre a formação do planeta Terra, para que eles pudessem compreender que as rochas são agregadas de minerais que vêm do magma e são produzidas nas camadas mais profundas da Terra. A partir daí eles começaram a entender quais eram as classificações das rochas que são: ígnea, metamórfica e sedimentar. Os estudantes também tiveram a oportunidade de poder ver e tocar em uma amostra rochosa.


A proximidade da escola com uma pedreira possibilitou que os estudantes  visualizassem as rochas existentes ali e alguns puderam também classificá-las ao observarem a sua tonalidade.

Com a colaboração de um estudante de Geologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Thiago Andrade, os estudantes tiveram acesso a alguns tipos de rochas cedidas por ele para que eles pudessem observá-las e classificá-las. Os tipos de rochas cedidas foram: Granito, tipo de rocha que encontramos no Pico da Pedra Branca, morro que fica de frente para a escola; Gnaisse, tipo de rocha encontrada no ponto turístico do Rio de Janeiro - Pão de Açúcar; e ardósia, tipo de rocha que os alunos estão acostumados a ver em alguns pisos tanto na escola quanto em suas casas.

A turma foi bem participativa e interagiu com as informações colocadas a todo momento.

Por Leonardo Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário