No dia 30 de outubro, aconteceu o workshop sobre a
técnica de Lambe-Lambe no CIEP Patrice Lumumba, integrante do BE Engenho da
Rainha, com os estudantes do 5º e 6º ano. O workshop ocorreu como ação integrada
à trilha educativa "Oficineiros em Ação" que foi realizada em
parceria com a Gestora de Projetos do Bairro Educador de Irajá, Ana Carolina
Duarte de Souza.
A ação levou em consideração a sensibilização dos estudantes para a
existência de outra técnica de grafismo, que reforça a valorização da produção
e das habilidades artísticas dos mesmos, além de uma nova forma de intervenção artística
nos muros internos da escola, desenvolvendo
noções de pertencimento ao espaço da unidade escolar.
A técnica do Lambe-Lambe,
desenvolvida pela gestora de projetos Ana Carolina, consistiu na criação de uma imagem (desenho, pintura, etc.)
sobre uma folha de papel-jornal, que depois pôde ser recortada e colada nas
paredes ou nos muros da escola.
No mesmo dia, foi realizada a intervenção nos muros internos do CIEP Patrice
Lumumba.
Já
no dia 08 de novembro, dando continuidade à trilha educativa, os estudantes
fizeram o mapeamento dos locais no entorno do CIEP Patrice Lumumba que são
grafitados e / ou pichados. O objetivo desta ação foi analisar a existência da
arte do grafite na comunidade, em contraponto às pichações. Esta ação contou
com a presença dos alunos do 6º ano experimental, da professora regente da
turma Norma Santos, da agente educadora e da gestora do projeto Bairro Educador
Engenho da Rainha, Marcia Fernandes.
As
conclusões retiradas pelos estudantes, a partir da observação do espaço físico
percorrido, é que quase não existem pichações. Em relação à grafitagem, estas
aparecem com mais frequência em muitos locais. Os lugares com maior
predominância do grafite foram as paredes do prédio da Associação de Moradores,
localizada próxima à unidade escolar e algumas residências com os desenhos nos muros,
bem como nos muros da Estação Del Castilho do Metrô Rio.
A
próxima oportunidade de atividade educativa dentro da trilha irá apostar na interdisciplinaridade,
contando com a sala de informática como local para seu desenvolvimento. O
aplicativo Google Maps, servirá de
apoio para o mapeamento concreto dos espaços percorridos, além disso, serão
assinalados os pontos possíveis de intervenção dos estudantes a partir da
técnica do Lambe-Lambe, anteriormente utilizada na própria unidade escolar.
Outra
forma de integrar tecnologia, educação e arte local, foi a possibilidade de
criação de uma página, ou grupo, no Facebook,
que será alimentada pelos próprios estudantes. Tal ferramenta de registro e
comunicação mostrará o resultado do mapeamento realizado na comunidade e as
impressões e conclusões que os alunos tiveram desta atividade.
Por Marcia
Fernandes
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