Na sexta-feira, dia 28 de setembro, o Bairro
Educador promoveu mais uma apresentação da Cia Híbrida de Dança para
alunos do CIEP Antoine Magarinos Torres Filho, que aconteceu nos turnos tarde e
noite, com espetáculos diferentes. Os espetáculos fazem parte do projeto “Arte
é o Melhor Remédio” e trabalham as temáticas ligadas ao bullying e a violência
infantil. A Companhia Híbrida integra as linguagens da dança e do teatro
para envolver os alunos em questões importantes como: autoestima, identidade e
cidadania, sempre de forma lúdica.
A Creche Municipal Raio de Sol e a Escola
Municipal Borel também foram convidadas para prestigiar o espetáculo e
compareceram com todos os alunos da Educação Infantil.
O primeiro conto, apresentado no turno da tarde,
se chama a “História de Paulinho Paulão”, que narra as dificuldades de Paulo,
um garoto mais alto que os colegas e por isso é excluído das brincadeiras. O
segundo conto, apresentado para alunos do Pró Jovem, no turno da noite,
chama-se o “Reino das Modas” e narra as aventuras dos moradores para impedir
que a vila onde moram seja transformada em um Shopping local, como quer a
rainha.
Wanessa Sampaio, produtora da Cia Híbrida, falou
sobre a importância da formação de plateia nas escolas. “É importante para
auxiliar no acesso a arte, pois muitos desses jovens e crianças não têm contato
com dança, teatro ou outras formas de arte, com isso esses espetáculos nas
escolas tendem a incentivar os jovens a fazer atividades ligadas à arte,
mostrando outro caminho que podem seguir, e os diversos benefícios que podem
trazer. Resumindo temos que nos unir para conseguir disseminar a arte e
valorizá-la mais, levar para mais perto aquilo que pode parecer longe. Acho que
atividades como essa vão ajudar muito a comunidade, as crianças, a escola e aos
projetos e companhias também. É um ganho geral.
A atividade faz parte do conjunto de ações
estratégicas do Bairro Educador que promove atividades envolvendo escolas e
parceiros. Essa ações permitem não só o estabelecimento de alianças e canais de
comunicação entre as diversas esferas escolares, mas principalmente,
possibilita um aumento e uma diversificação significativa das experiências
educativas as quais estes sujeitos são expostos, o que cria
condições favoráveis ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes
participantes do projeto.
Por: Eliza Moreno
Nenhum comentário:
Postar um comentário