As trilhas educativas
podem ser entendidas como caminhos pedagógicos, isto é, percursos de
aprendizagem, nos quais campos diversos do conhecimento organizam-se como
contextos temáticos.
A Trilha Educativa
“Identificando-te, posso me identificar” está acontecendo desde o mês de
setembro, com os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Frei Cassiano e com o
2º ano da Escola Municipal Mário da Veiga Cabral, ambas integrantes do BE
Bispo. Esta é uma forma de unir as duas unidades de ensino em ações educativas,
já que as escolas atendem estudantes da comunidade do Turano.
A trilha surgiu através
do Grupo de Trabalho de Memórias do Turano, um grupo formado por moradores,
instituições e parceiros locais, mediados pelo “Territórios de Paz”, programa
da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos. O trabalho do
grupo consiste em resgatar a memória da comunidade. Em relação a Escola
Municipal Frei Cassiano, a trilha educativa tem como objeto de estudo a
comunidade do Turano, enquanto na Escola Municipal Mário da Veiga Cabral o
objeto de estudo é a Tijuca.
Como parte fundamental
da filosofia do Projeto Bairro Educador, a trilha é uma forma de aliar o
conteúdo da sala de aula com a realidade cotidiana do estudante, o que
proporciona mais interesse no processo de aprendizagem, facilitando o mesmo.
A trilha educativa foi
nomeada de “Identificando-te, posso me identificar”, pois enquanto o estudante
identifica a comunidade onde mora, identifica-se também neste processo. A
história do bairro provoca o conhecimento pelo passado como forma de entender o
presente e melhorar o futuro.
Passo
a passo da Trilha
O primeiro passo dado
neste percurso foi a reflexão sobre si mesmo. Ao som de música clássica, os
estudantes fecharam os olhos e refletiram um pouco sobre suas características
individuais: o que gostam de comer, de brincar, do que sentem medo, etc. Depois
cada um escreveu no diário de bordo (instrumento utilizado na navegação para registro dos
acontecimentos mais importantes) o que refletiram e apresentaram para o grupo.
O segundo passo foi uma
excursão dentro da própria escola, onde os estudantes fizeram anotações sobre
as condições físicas do prédio e da rotina da escola. Na Escola Municipal Frei
Cassiano alguns estudantes descobriram que há um museu dentro da escola. Eles
perguntaram a equipe da cozinha como é a rotina do trabalho deles, como é o
procedimento desde a confecção do cardápio, a chegada do alimento na escola até
sua preparação. Na secretaria, eles perguntaram o que é o Programa Escolas do
Amanhã, quais projetos existem na escola, como está o andamento da reforma da
quadra da escola. Já na sala do NES (Núcleo de Saúde na Escola) eles tiraram
dúvidas, desde a formação da técnica de enfermagem até sobre dicas de vida
saudável. Um dos desdobramentos da atividade foi a ida de um psicólogo e de um
médico até a escola, para conversar com a turma do turno da tarde, pois o grupo
expressou curiosidade pela vida sexual ativa.
O terceiro passo foi a
construção coletiva de um mapa da comunidade. Os estudantes descreveram todas
as comunidades do complexo e o que era possível encontrar em cada lugar: onde
havia acesso à internet, onde havia escola, igreja etc. O objetivo era fazer um
levantamento do que os estudantes já conhecem da comunidade para resgatar a
memória desses locais. Outro ponto observado pelos estudantes é a falta de
serviços públicos e de equipamentos urbanos na comunidade, algo que os próprios
estudantes farão o diagnóstico, através da comparação com a abundância dos
mesmos na Tijuca. Essa troca ocorrerá entre as duas escolas durante a trilha
educativa.
Os próximos passos
serão uma caminhada pela comunidade com os estudantes e a mostra do trabalho
realizado no evento “Turano, História e Arte”, realizado pelo Grupo de Trabalho
de Memórias do Turano.
Por Sarah Cardoso
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