A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 2 de abril de 2013

Aprendendo mais sobre a história do Brasil


Os estudantes da turma 1601 da Escola Municipal Ministro Gama Filho, BE Lins, visitaram, no dia 02 de abril, o Museu Histórico Nacional. Acompanhados pela diretora adjunta Sônia Martins e pelo professor de história, Antônio Assunção, o grupo teve a oportunidade de visitar duas exposições, a primeira Oreretama*, que trata da passagem do século XV para o XVI, período em que os europeus entraram em contato pela primeira vez com a população indígena que vivia no Brasil há pelo menos 500 anos. 



A segunda exposição que os estudantes visitaram tem como objetivo fazer com que eles reflitam sobre o processo de construção da cidadania a partir dos direitos individuais, políticos e sociais. A exposição também se refere ao “direito de brincar”, contendo uma amostra com brinquedos e materiais lúdicos. Ela valoriza as cantigas de ninar, as brincadeiras de roda, os contos de fadas e o folclore infantil.


A visita possibilitou que de uma forma objetiva, os estudantes pudessem ter a percepção da dimensão do que representa o Museu Histórico Nacional e o seu acervo para a história. Eles visualizaram diversos objetos e documentos antigos, aprendendo assim a importância da conservação da memória histórica.



O professor Antônio falou da importância desta atividade. “Esta visita proporciona aos alunos conhecerem o que veem nos livros. A aula passeio ao Museu Histórico Nacional fez com que eles percebessem que são participantes do processo da construção da cidadania e a valorizar a cultura indígena.

A aula passeio permitiu o contato direto dos estudantes com elementos concretos da história do Brasil, proporcionando a apropriação de um espaço público desconhecido pela maioria dos alunos.


Ao final os alunos relataram através de desenhos e frases o que viram e ouviram no Museu e suas produções foram colocadas em um painel que ficará exposto para os outros visitantes.

oreretama significa nossa terra, nossa morada em Tupi, tronco linguístico ao qual pertence um grande grupo de indígenas, descendentes dos primeiros habitantes desse imenso território tropical.

 Por Luiza Faustino


Nenhum comentário:

Postar um comentário