A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Aldebarã reúne suas estrelas para mostra de trabalhos

A Escola Municipal Aldebarã promoveu na última quarta-feira (17), com o apoio do Bairro Educador de Santa Cruz, a Mostra de Trabalhos Pedagógicos 2010 - A hora é agora - que reuniu todos os trabalhos desenvolvidos com os alunos ao longo deste ano. 

O evento começou às 8h com a equipe da Comlurb fazendo a limpeza do terreno em frente à escola que posteriormente seria transformado em um jardim, feito pelos alunos.


A execução do hino nacional brasileiro marcou a abertura oficial do evento. Logo após, o Grupo Instrumental Estrela Maior, do professor de Educação Musical, Roberto de Oliveira Ferreira, apresentou suas músicas para os presentes.

O professor falou sobre a satisfação de ver seu trabalho divulgado e abraçado pelos alunos. "Meu sentimento pessoal é de que cumpri meu dever de preparar, educar e ensinar os alunos para a vida pessoal e profissional. A música é uma arte coadjuvante de todos as profissões.  Podemos ter qualquer profissão sem deixar de ser músico", afirmou.



A turma 1401, da professora Cássia,  apresentou a coreografia sobre Dengue objetivando conscientizar a todos sobre o mal que a Dengue pode fazer.  As turmas de Educação Infantil e a turma 1101 também se apresentaram com a Cantiga de Roda A Rosa e o Rei e a peça A Primavera, respectivamente.

À tarde foi a vez dos oficineiros do Mais Educação apresentarem seus trabalhos.  O grafiteiro Budog, do projeto Laboratório Cultural, desenhou nas paredes da quadra. O professor Cimar montou a tenda com os experimentos do Projeto Cientistas do Bem. Ainda foi possível ver todos os trabalhos desenvolvidos na escola.


O ponto alto do dia foi a criação do jardim no terreno em frente da escola.  Meninos e meninas, de todas as turmas, colocaram as mão na terra e ajudaram a equipe da Comlurb a plantar. Para os alunos, ajudar a preparar o terreno foi ótimo, pois eles se sentiram importantes e assim darão mais valor ao local, que contou com a participação direta deles para ser feito. "Adorei ajudar a plantar, me senti um jardineiro. A frente da escola está muito mais bonita que antes. Marquei as árvores que plantei, vou cuidar todos os dias. Irei brigar com quem jogar lixo aqui em frente", afirmou Gabriel Phelipe da Silva, 8 anos, aluno do 3º ano.

Sônia, moradora local que passava na hora que as crianças plantavam, adorou a iniciativa. "Eu amei o jardim. Isso faz com que os alunos se interessem mais pela natureza e passem a cuidar mais das coisas. Sem falar que a frente da escola não ficará sujo. Espero que as pessoas cuidem e respeitem", afirmou.


A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro também esteve presente no evento  oferecendo assistência jurídica e 2ª via da Certidão de Nascimento e da Carteira de Identidade.  A Defensora Pública Darei Burlandi Cardoso, Coordenadora da Campanha Insitucional, deu uma palestra sobre direitos do cidadão e gravidez precoce na adolescência.

Também estiveram presentes a equipe do Dente Escola e o Posto de Saúde com as barracas da Dengue e de Alimentação Alternativa.

6 comentários:

  1. Ana Paula Teixeira Araujo21 de novembro de 2010 às 06:35

    Parabéns Escola Aldebarã. Fico muito feliz mesmo de ver o trabalho que vocês estão desenvolvendo com os alunos. Trabalhei no CIEP Villa Lobos por muitos anos e sei muito bem das dificuldades que enfrentamos no dia a dia para levar educação e cidadania para esses alunos. Felicito vocês porque sei da dedicação e profissionalismo de quem trabalha dentro das comunidades.Em uma das fotos, aparece o Cosme, ele foi meu aluno durante bastante tempo.Ele está segurando a Bandeira do Brasil. Ele é um menino de ouro... sempre dedicado, superando sua limitações... um verdadeiro campeão!!! Parabéns mais uma vez, o caminhar é ,longo mas parece que sendo trilhado em um céu mais azul pra todos!!! Bj da professora Ana Paula Teixeira Araujo.

    ResponderExcluir
  2. eu que estudo na escola aldebara a anos sou orgulhosa por ter todo o carinho dos professores quero agradeser por tudo

    ResponderExcluir
  3. tayna de oliveira (da turma 1601)2 de fevereiro de 2011 às 12:36

    eu aluna da escola aldebara sou muito grata e quero mandar um beijo para a professora de ciencias alessandra, o professor de matematica pedro alves e o professor de portugues luciano beijos

    ResponderExcluir
  4. eu ivanete sou muito grata por o ensino que os professores deran para a minha filha e mando um beijo para todos os professores da escola e a diretora ana maria bjs!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. ESTUDEI LÁ NO PERÍODO DE 1975 A 1982. SOU MUITO GRATO...
    VISITE A COMUNIDADE NO ORKUT DA ESCOLA:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=22372793
    "ALDEBARÃ - ESCOLA EM ANTARES"

    ResponderExcluir