A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Bairro Educador no Degusta Alemão – O Sabor da Culinária Pedagógica


Por que o milho da pipoca estoura? Como surgiu o cachorro-quente? Qual a origem do açaí? Por que a massa do bolo cresce de tamanho? Cultura, matemática e português fazem o cardápio do Degusta Alemão, evento promovido pelo Bairro Educador Complexo do Alemão, que acontece na próxima sexta-feira, dia 5.

O Degusta Alemão foi inspirado no evento Degusta Rio.  A ideia surgiu das aulas da Professora Deise, da Escola Municipal Prof. Affonso Várzea, em que os conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa são trabalhados a partir de receitas de culinária. Na programação, além da degustação, haverá a exposição de fotos e vídeos das oficinas de preparação dos alimentos realizadas em cada escola e apresentação das orientações curriculares trabalhadas em cada uma delas.

Valorizar e replicar uma boa experiência
Animados com os bons resultados das aulas com receitas culinárias, a equipe do Bairro Educador Complexo do Alemão, BECA, decidiu montar o evento envolvendo todas as Escolas da região, com o mote da culinária pedagógica - a utilização de receitas culinárias como forma de aprendizagem.

No dia 5 de novembro, o Bairro Educador ocupa a E. M. Prof. Affonso Varzea com stands das escolas Henrique Foréis, Prof. Mourão Filho, Nereu Sampaio, Vera Saback Sampaio e Rubens Berardo, Jardim Guadalajara, das creches Nova Brasília, José Vieira da Silva e EDI Dona Lindo, e também stands do Bairro Educador, do Conselho Escola-Comunidade, CEC, das Mães Voluntárias, e dos parceiros locais. Ao todo serão mais 16 stands para degustação, sendo que a preparação dos alimentos será feita com os alunos, trabalhando conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia.

A escolha dos alimentos foi simples. Aqueles que podem ser encontrados facilmente nas comunidades do Complexo do Alemão. Os stands servirão milho cozido, tapioca, bolos, cachorro-quente, caldos, pastéis, açaí, biscoito amanteigado, entre outros, todos preparados pelos professores e alunos e com muito tempero de matemática, língua portuguesa, história, ciências e geografia.

Para os pais e responsáveis, a Pastoral da Criança e da Saúde, da Igreja São Vicente de Paulo, oferecerá uma oficina sobre alimentação alternativa e dicas de saúde. Será uma ótima oportunidade de levar informações, além de aproximar os responsáveis das escolas. Os responsáveis receberão certificado de participação na oficina.

Local: E. M. Professor Affonso Varzea
Endereço: Av. Itaoca, 2086. Inhaúma.
Horário: 14:30

3 comentários:

  1. Evento emocionante e altamente pedagógico!
    Parabéns Beca!
    Guará.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E vem aí, Cantos e Encantos do Alemão dia 26/11, Esc. Mun. Profª Vera Saback Sampaio, de 9h às 11h.
    Estamos preparando um belo espetáculo! Participe!

    ResponderExcluir