A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Estética da Paz

A Escola Municipal Manoel Porto Filho, que integra o Bairro Educador Paciência, recebeu no dia 25/11 a galera do Estética Central. 




O projeto é um festival de vídeos feitos com câmeras de celular com o objetivo de mostrar a diversidade da Região Central do Brasil. Como ilha de edição móvel, é utilizada uma kombi que carrega os equipamentos de edição e os aparelhos. Além de transportar o pessoal.



Durante todo o dia, a equipe incentivou os alunos da turma 1704 a criarem e desvendarem o cotidiano que cerca a escola, o bairro de Paciência e o projeto Bairro Educador. O projeto procura entender a linguagem como um processo, um fator que se transforma a partir da realidade e redesenha novas perspectivas. Anti-narrativas, texturas, cores, formas, sons, imagens e outros em um panorama diverso, simples e multifacetado sobre a cidade do Rio de Janeiro, esteve ontem deslocando nossos saberes e olhares pelo nosso bairro. 



Foi um momento onde a turma 1704, abriu os olhos para a comunidade e começar um movimento que possamos perceber esses olhares sobre os arredores. 

Seguem os links dos vídeos produzidos pelos estudantes:


Hip Hop

http://www.youtube.com/watch?v=fQcx85XfDOQ

Preconceito

http://www.youtube.com/watch?v=fJ_LRJVaMWc

Zona Sul? Zona Oeste?

http://www.youtube.com/watch?v=BMZVdwGSmog

Todo Mundo

http://www.youtube.com/watch?v=lIr_wVC7NXg 





Estética Central, sejam bem vindos à Paz-Ciência! 

Um comentário:

  1. Este trabalho é impressionante. Eu sou um professor de uma universidade na Califórnia, EUA (http://www.soka.edu/about_soka/staff/Faculty-Full-Time/Ian-Olivo-Read.aspx). Eu estarei visitando o Rio de Janeiro com um grupo de 12 estudantes universitários em janeiro. É alguém de sua organização à disposição para conversar com a gente? Estamos interessados em como a educação pode fazer a paz. É possível entrar em contato? Meu email é: iread [@] soka.edu -Ian Read

    ResponderExcluir