A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Os Operários da Cultura no BE Maré

A Feira Cultural do CIEP Operário Vicente Mariano aconteceu no dia 25 de novembro e movimentou toda a escola.


Desde cedo, estudantes, professores, oficineiros de Xadrez  do programa Mais Educação, os parceiros do Bairro Educador, onde destacamos o projeto Assim Assado e a Ação Comunitária do Brasil, a educadora comunitária Beth, além dos parceiros que já desenvolvem diversos trabalhos no Ciep, como o Projeto Redes do Desenvolvimento da Maré e Estrada Cultural, se mobilizaram para organizar a feira e abrir as portas do Vicente Mariano para a exposição dos trabalhos realizados.


Algumas informações sobre o Projeto Assim Assado: o projeto, idealizado pelo Coletivo MM´S, une a grade curricular à conteúdos lúdicos e experimentais que representam o dia a dia das crianças, tornando-se agente multiplicador do aprendizado. Confiram mais do projeto no blog http://coletivomms.blogspot.com/


A galera da Ação Comunitária do Brasil, literalmente "fez a cabeça" das meninas, disponibilizando profissionais para fazer penteados afro e dar mais charme àquelas que se deixaram levar pela moda. A Exposição Itinerante "Memórias da Maré" contou por meio de imagens antigas do local, a história e toda a transformação pela qual passou a comunidade desde sua formação.


Muita gente fez a festa! Todos os espaços da escola foram utilizados, desde o pátio para exibição dos trabalhos de geografia até a quadra para apresentação da banda marcial. Convidada da 9ª CRE, os alunos da E.M. Gustavo Freire se apresentaram levantando a galera na quadra. O professor de Geografia, Bruno Paixão, aproveitou o momento da feira para trabalhar conteúdos da sala de aula com os alunos. O professor expôs os trabalhos realizados, além de avaliá-los ainda durante a feira.


A biblioteca ao ar livre também foi uma atração à parte. Os livros, "brotando" das árvores, estavam a disposição de quem quisesse ler, acompanhados de esteiras para tornar a leitura ainda mais confortável. E ao lado, para encanto geral dos meninos e meninas, o grafiteiro Reis orientou a galera para pintar no muro a mensagem de boas vindas ao CIEP. Arte à serviço de todos.


O estudante Rodrigo Moreno, 11 anos, da turma 1603 concedeu à nossa equipe de comunicação uma entrevista sobre sua visão da feira cultural.

Bairro Educador: O que é uma Feira Cultural?
Rodrigo: Uma feira cultural são todas as turmas se juntando para apresentar seus trabalhos do ano inteiro.

BE: Qual a contribuição deste evento para o seu aprendizado?
Rodrigo: Muitas coisas. Eu aprendo muitas coisas com os trabalhos de geografia, história e português. Eu tirei 10 em história no 3º bimestre com a professora Gabriela, porque ela ensina bem e a matéria é legal de aprender... egito, roma, grécia... ela explica tudo para nossa turma.


BE: Como é ver toda a escola se mobilizando para o dia de hoje?
Rodrigo: É legal porque ontem eu falei para um colega que quando a gente faz as coisas juntos o trabalho fica melhor e mais bonito. É tipo que a união faz a força.


BE: Qual a importância de ter seu trabalho apresentado?
Rodrigo: É importante porque eu vou mostrar os trabalhos que eu faço e das oficinas do Mais Educação também. Os professores me elogiam e eu gosto. as pessoas... como é a palavra... desfrutam, do nosso trabalho e eu fico feliz.




E para finalizar, dedicamos esta matéria à gestora de projetos Tatiana Neves, que representou muito bem o Bairro Educador e o núcleo Maré,  e a todos os professores, funcionários e alunos do CIEP Operário Vicente Mariano que fizeram bonito do início ao fim da feira

O desejo de todos

Um comentário:

  1. Esta Feira foi muito boa! pena que devido aos conflitos não pode continuar à tarde... O trabalho integrado com os estudantes do Operário é sensacional ! abraço Simone

    ResponderExcluir