A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Sustentabilidade e meio ambiente


A Escola Municipal Sebastião de Lacerda, Bairro Educador Irajá, iniciou no dia 05 de abril, as atividades da trilha educativa sobre sustentabilidade e meio ambiente com a exibição do filme “A Era do Gelo”. A atividade trata-se do “Marco Zero”, momento em que os alunos são estimulados a pensar determinadas questões a partir do reconhecimento de um problema.


A ação contou com a colaboração da gestora de projeto do Bairro Educador Vila Kennedy, Kariny Costa, e da coordenadora pedagógica da unidade escolar, Lúcia Pereira, quem mobilizou as turmas de 3º e 4º ano para participarem da atividade educativa.

Inicialmente, os estudantes assistiram ao vídeo. Em seguida, a turma foi dividida em três grupos, cada qual representando um período da história. O primeiro grupo representou a “Era do Gelo”, o segundo, o “período atual” e o terceiro grupo representou as mudanças ambientais futuras.


Após a exibição do vídeo, os grupos elaboraram desenhos e discutiram sobre os elementos observados no filme e aqueles presentes na paisagem atual, como a presença, ou não, de carros, casas, prédios, pontes, etc. Eles também ressaltaram a importância de preservação do ambiente onde vivem, como, por exemplo, o ato de não jogar lixo nas ruas.

Alguns estudantes se dispuserem em contar para a turma sobre o que entenderam com a exibição do filme. Um estudante do 4º ano relatou a importância de não jogar lixo na rua, como forma de preservar o meio ambiente.

A atividade não apenas despertou nos estudantes a importância em preservar o meio ambiente, como também fez com que eles se percebessem enquanto responsáveis por este processo.
Por Diogo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário