Na última quarta-feira, 4 de julho, cerca de 200 educadores comunitários e coordenadores pedagógicos de unidades escolares atendidas pelo Bairro Educador (BE), convidados e representantes dos parceiros do Programa Escolas do Amanhã, Programa Saúde nas Escolas e Cientistas do Amanhã estiveram presentes no 2º encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Unesco, organizado pelo BE, no auditório do Clube de Engenharia, no Centro, do Rio de Janeiro. A mesa de abertura foi composta por André Ramos, gestor do Programa Escolas do Amanhã, Christian Michaud, representante da Unesco e Fabio Muller, diretor executivo do Cieds (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) instituição executora do Bairro Educador.
Durante o encontro os educadores comunitários e o corpo docente das unidades escolares puderam trocar experiências entre si, e conhecer melhor o trabalho pedagógico desenvolvido com o Bairro Educador, além de discutir caminhos e perspectivas para o desenvolvimento da educação integral. O encontro serviu para que estes profissionais da educação esclarecessem algumas dúvidas sobre a atuação dos projetos nas unidades escolares.
Algumas ações e atividades que tiveram destaque dentro das escolas e que proporcionaram mudanças no comportamento dos estudantes, gerando um maior aprendizado por parte destes, foram apresentados ao público presente. Experiências como a “Escola de Funk”, reutilização de garrafas plásticas para produção de brinquedos e outros utensílios, projeto sobre sexualidade, importância de buscar parcerias para realização de atividades e planejamento de ações, foram umas das ações apresentadas. Todas as atividades apresentadas, e debatidas, aconteceram a partir da articulação entre o Projeto Político pedagógico (PPP) da unidade escolar, o projeto Bairro Educador, Cientistas do Amanhã, Programa Saúde nas Escolas e parceiros mobilizados pela equipe do BE.
Segundo Márcia Florêncio, coordenadora geral do projeto Bairro Educador, as parcerias conquistadas são essenciais para o resultado positivo do trabalho exercido pela equipe. Ela também ressalta a importância da mobilização da direção, professores, funcionários da escola, responsáveis e principalmente os estudantes, em apoiar as ações pedagógicas desenvolvidas dentro e fora das salas de aula.
Na última parte do encontro foi apresentado pelo BE um modelo de plano de trabalho, como contribuição efetiva para planejamento integrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário