A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Festa Nordestina em Acari

A comunidade escolar do CIEP Antônio Candeia Filho, em Acari, ajudou os professoresa promover um evento, no dia 13 de julho, a culminância do projeto de Sustentabilidade da escola. O projeto focou a temática “Nordeste”, valorizando a cultura desta região do país.

Entrada do público no Arraiá da Festa Nordestinas

O público compareceu e participou das atividades com bastante entusiasmo. Através deste evento vários objetivos foram atingidos, como: ver a “criançada” reunida; aumentar a participação dos responsáveis dentro da escola; promover a integração entre os vários setores da comunidade escolar (alunos, responsáveis, professores, equipe de direção, projetos, PSE, Bairro Educador, funcionários de apoio); e fechar com chave de ouro um projeto que tratou de sustentabilidade de uma forma diferente, através das riquezas e dificuldades de uma região brasileira cheia de recursos naturais. Além disso, ainda foi possível trabalhar com os alunos comparações e análises de várias diferenças entre os estados nordestinos e o Rio de Janeiro – uma vez que muitos alunos do CIEP vieram do Nordeste ou possuem parentes nordestinos.
As turmas de primeiro ano das professoras Bianca e Andreia representando “O Boi” do Maranhão
Cada turma apresentou uma dança representando um estado do nordeste, foram elas: frevo, baião, coco, bumba meu boi e forró. Com roupas e acessórios coloridos, os alunos festejaram o nordeste, região tantas vezes tratada com preconceito por aqueles que desconhecem e não valorizam sua vasta cultura.
 
Dentro da programação da  festividade do CIEP Candeia também houve a participação de Elaine Carla (parceira do Bairro Educador Acari), que trouxe a oficina/palestra “Capoeira”. A parceira atraiu a atenção dos alunos, contando a história da capoeira (representando a Bahia) e finalizando com uma roda de bate papo com os estudantes.

Elaine Carla cantando a Ladainha acompanhada de palmas e pandeiros, puxados pelo Gestor do Bairro Educador Carlos Carvalho.
Os alunos foram participativos e esperaram ansiosos pela oficina/palestra “Capoeira” que foi uma das últimas atividades da Festa. A última atividade, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, foi um jogo de perguntas sobre o compositor e sua obra com vários brindes para quem acertasse as respostas.
Alunos do CIEP participando da oficina/palestra “Capoeira”.
Várias atrações na festa fizeram bastante sucesso, como por exemplo o bazar (com roupas, calçados e acessórios), as danças, as barraquinhas de comidas típicas, a pescaria e as rifas que tinham como prêmio uma TV 21 polegadas, um grande urso de pelúcia, e uma cesta básica recheada de guloseimas.

Muitos assuntos importantes puderam ser trabalhados, como: preconceito, respeito ao outro/as diferenças, respeito à natureza e desenvolvimento sustentável. E isso só pôde acontecer, através da integração entre escola e comunidade. Todos participaram, desde os responsáveis que doaram roupas e brinquedos para o bazar até os funcionários que ajudaram na decoração do evento.

Por Carlos Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário