A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sarau de poesias

No dia 12 de julho, aconteceu o ‘’Sarau de poesias’’ da Escola Municipal São Sebastião, BE Vargem Pequena. Idealizado pela artista plástica responsável pela sala de leitura, a ação teve amplo apoio do Bairro Educador, onde vinte e oito alunos recitaram poemas sobre o Rio de Janeiro para uma platéia formada por responsáveis, professores e seus colegas da escola.


Os alunos estavam vestidos a caráter, de acordo com as poesias. Representantes do Rio Antigo, Moderno e Contemporâneo desfilavam e encenavam, dando forma a poemas de Vinícios de Moraes, Gonçalves Dias, Cecília Meireles e Drumond, ao som de uma trilha sonora cuidadosamente selecionada com músicas de Tom Jobim que acompanhavam perfeitamente os poemas. A platéia se emocionou, sobretudo no momento em que o poema "Canção do exílio" foi recitado.




A atividade foi bem aproveitada e todos estiveram comprometidos em auxiliar no que fosse necessário. As mensagens sobre preservação, patrimônio, sustentabilidade, identidade, história local e, é claro, a valorização da arte em forma de poesia, foram compartilhadas. Um dia que certamente ficará na memória de que participaram.



Poema ‘’Canção do exílio’’:

 "Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite – Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem que ainda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."


Por André Feital

Nenhum comentário:

Postar um comentário