A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 3 de julho de 2012

Uma aula de meio ambiente e reciclagem no Mendanha


No dia 03 de julho, os estudantes da turma 1301 da Escola Municipal Fábio César Pacífico, BE Campo Grande, tiveram uma aula bem diferente. Em parceria com o Bairro Educador, e o auxílio da escola, os estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer a importância ecológica do seu bairro. Muitos deles desconheciam o valor da Serra do Mendanha e sua biodiversidade, a fauna e flora, porém esta realidade está mudando. A trilha educativa RIO+PACÍFICO, tem como objetivo, passar a esses alunos, a importância ambiental do bairro, falando sobre a Serra do Mendanha, os animais e vegetação daquele local.

Roda de conversa com o gestor de projeto Alex Borba

Aproveitando o tema RIO+20, a unidade escolar vem trabalhando com os estudantes a importância de preservar e reciclar e o Bairro Educador, vem auxiliando neste trabalho com os alunos da turma 1301.

No decorrer da trilha educativa, os estudantes participaram de uma roda de conversa, onde foi realizado um debate sobre os principais problemas ambientais do bairro, como por exemplo, o lixo depositado em terrenos e os rios completamente poluídos.


Em um outro encontro, os alunos ajudaram a montar um mural identificando através de fotografias, os animais nativos da Serra do Mendanha, e principalmente aqueles que estão em processo de extinção.

A trilha também fala da importância da reciclagem para o meio ambiente, e sendo assim, uma aula passeio pela comunidade foi organizada, com o objetivo dos estudantes identificarem maus exemplos existentes como o lixo lançado nos rio e terrenos, eles também tiveram a oportunidade de conhecer um ponto de coleta e separação de material reciclável.

Alunos aprendendo a fazer objetos com materiais recicláveis

Além desta aula passeio pela comunidade, onde eles conheceram alguns processos de reciclagem, eles também assistiram na aula seguinte o filme Ilha das Flores. O filme despertou nos estudantes uma consciência voltada à responsabilidade ambiental e social. 



Após a exibição do filme, os alunos puderam debater e discutir sobre suas atitudes e o que fazer para melhorar a qualidade de vida do bairro.

E para finalizar o trabalho, no dia 27 de setembro, o Bairro Educador desenvolveu em parceria com o Projeto de reflorestamento ambiental da prefeitura, uma oficina de vídeo com as agentes ambientais, onde foram trabalhados os 3 R’S,  (Reutilizar, Reaproveitar e Reciclar), separação seletiva do lixo e oficina de construção de brinquedos com garrafas plásticas.


O Bairro Educador agradece a direção da Escola Municipal Fábio César Pacífico,pelo apoio ao trabalho, assim como ao parceiro da JC Reciclagem, que cedeu o espaço da empresa para os estudantes.

Por Alex Borba



Nenhum comentário:

Postar um comentário