A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Reunião para apresentação do Projeto Identidade Catumbi


Após duas semanas de reuniões voltadas para a criação, planejamento e sistematização, foi planejada a trilha educativa “Identidade Catumbi”. A trilha foi pensada a partir do PPP - Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Catumbi, que visa o resgate e a valorização da história do bairro do Catumbi com propostas pensadas em cima das orientações curriculares.





Em uma conversa entre o gestor de projeto do BE Catumbi e o gestor do cemitério São Fransisco de Paula, foi informado que o bairro do Catumbi possui umas das principais e mais tradicionais necrópoles da cidade do Rio de Janeiro. Situado entre as ruas Itapiru e Catumbi, foi inaugurado em meados do século 19, sendo considerado o primeiro cemitério brasileiro destinado a enterros de não indigentes ou escravos, e atualmente é equipado com sistema informatizado, capela com ar condicionado e carrinhos eletrônicos. Outro ponto característico do bairro a ser trabalhado com os estudantes é a Igreja Salette, fundada em 1914, no seu estilo neo-gótico.


O BE preparou uma apresentação para os professores explicando passo a passo do planejamento pedagógico e de que forma elas podem auxiliar os estudantes com os desdobramentos das atividades ou geração de conteúdos a serem trabalhados durante as aulas. O gestor de projeto do BE explicou aos professores a importância e a relevância da atividade na vida dos estudantes, utilizando como exemplo os cemitérios da Argentina e São Paulo, onde os guias auxiliam as visitas aos túmulos de personagens históricos que tiveram alguma importância na história do bairro, da cidade ou do país.

O objetivo da trilha educativa é estimular os estudantes a pesquisarem sobre o tudo o que conhecem sobre o bairro, ampliando o conhecimento destes a respeito do local em que estudam.


Por Hugo de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário