A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mapeando para conhecer


Os estudantes da Escola Municipal Olímpia do Couto, Bairro Educador Irajá, participaram no dia 04 de abril, de mais uma atividade de mapeamento e reconhecimento do território envolvendo os alunos dos 5º e 6º ano. O objetivo da ação, que contou com a participação de alunos do contra turno da tarde, foi levar os estudantes a (re) conhecer um pouco da história do bairro onde vivem.


Participaram da ação, o gestor de projeto Diogo Dutra e a educadora comunitária do Programa Mais Educação, Márcia Paiva, que organizou e mobilizou os estudantes para a atividade.

Como motivação para a ação foram pensadas as seguintes questões:
  •  Refletir junto aos alunos sobre o local onde está localizada a escola em que eles estudam;
  • Estabelecer as relações de pertencimento da escola em relação ao bairro de Irajá e à cidade do Rio de Janeiro;
  • Apresentar a origem do nome do bairro “Irajá” como "Lugar que dá (faz) mel" em função dos índios que ali foram empregados no trabalho dos engenhos de açúcar que, desconhecendo o produto, atribuíam ao açúcar a semelhança na doçura do mel;
  •    Explicar que Irajá é um dos bairros mais antigos do Brasil, possuindo mais de 400 anos.

Essas orientações possibilitaram trabalhar a história de formação do bairro, sua importância e alguns elementos presentes em sua paisagem.


Posteriormente, no desenvolvimento do trabalho, os educadores motivaram os estudantes a produzirem em uma folha de papel o trajeto que eles fazem de casa até a escola. Em seguida, eles localizaram o bairro e a escola no Google Earth e, a partir da localização da escola, eles identificaram o trajeto da Olímpia do Couto até suas casas. Outro ponto importante da atividade foi quando os estudantes foram solicitados a observarem e descreverem, em uma folha de papel, os pontos do bairro reconhecidos por eles. Alguns desses pontos foram o cemitério de Irajá, o Ceasa, o Conjunto Habitacional do Amarelinho e a Avenida Brasil, além da própria unidade escolar onde estudam e da Escola Municipal Sebastião de Lacerda, que fica ao lado.

Por fim, os estudantes produziram desenhos com suas representações sobre o bairro. O desenvolvimento do mapeamento do território junto aos estudantes é parte fundamental de uma série de outras atividades que estão sendo planejadas para o semestre com o intuito de levar os estudantes a reflexão sobre o bairro onde vivem e estudam, procurando mostrar a importância de conhecer os seus espaços de convivência.

Por Diogo Dutra

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