A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Estudantes refletem sobre “As Vantagens de Permanecer na Escola”


O CIEP Operário Vicente Mariano, integrante do Bairro Educador Maré, realizou no dia 04 de abril a aplicação do programa “As Vantagens de Permanecer na Escola”, VPE,  da Junior Archievement. A ação alcançou 110 estudantes de cinco turmas de 9º ano e contou com a participação de sete integrantes da equipe do Bairro Educador, além da mobilizar grande parte da equipe pedagógica e funcional da escola. A ação faz parte do projeto CEEI- Conhecer, Entender, Escolher, Investir- que está sendo realizado nestas mesmas turmas por demanda da direção, por meio da execução de um trabalho voltado para projeto de vida com os estudantes.




O programa “As Vantagens de Permanecer na Escola” mostra aos alunos do 8º e 9º ano a importância de continuar estudando, integrando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação. A atividade ocorre em cinco etapas através de um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e um debate.



O Projeto CEEI está sendo realizado pela equipe do Bairro Educador nas Escolas do Amanhã do Complexo da Maré e tem como objetivo ajudar os estudantes do 9º ano a planejarem um projeto de vida que objetive a permanência na escola e o desenvolvimento pessoal.



Os estudantes foram bastante participativos e durante o desenvolvimento das etapas do programa eles relataram o que acharam das atividades. Um estudante, ao realizar o planejamento financeiro baseado em sua escolaridade e oferta do mercado de trabalho, constatou que seu plano de sair de casa era ainda precoce e afirmou que iria repensar seus conceitos, outros tiraram dúvidas sobre instituições de ensino que oferecem oportunidades cursos técnicos.

O BE agradece à direção da unidade escolar que aceitou o desafio, o corpo pedagógico que apoiou o desenvolvimento da ação e a Junior Achievement  através de sua gestora Andreia Moleta .

Por Leonardo Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário