A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 4 de abril de 2013

O papel do grêmio na escola


Os estudantes integrantes do grêmio estudantil da Escola Municipal Guararapes Cândido, BE Santa Teresa, se reuniram no dia 1º de abril, para falar sobre a importância do grêmio nas unidades escolares. Estiveram presentes: Victoria Mendes Hartgrove (vice-presidente), João Pedro Andrade de Oliveira (1º secretário) e Cíntia da Silva Pereira (2ª secretária). A chapa “Unidos dos Guararapes”, nome proposto pelos alunos, faz referência ao universo das escolas de samba.


Durante o encontro foi exibido um vídeo que fala sobre a importância do grêmio e as funções que estes alunos devem desempenhar na escola. Os estudantes também participaram de um debate, onde citaram o que há de melhor na escola, que deve ser ressaltado, e o que há de ruim, que deve ser superado.

Após o debate, houve um consenso nos problemas elencados pelos alunos, ocorrido sem a intervenção do gestor de projetos do Bairro Educador, Victor Rocha, que apenas mediou o debate. O consenso refere-se aos palavrões emitidos por alguns alunos, às brigas que acontecem eventualmente e ao uso irresponsável do bebedouro, que além de desperdiçar a água, molha o chão e compromete, mesmo que de forma pouco significativa, a segurança dos mesmos.

No que se refere aos pontos positivos da escola, foram elencados passeios, torneios interescolares e excursões. O registro da reunião, intitulado ata interativa, se fez através de duas folhas de papel ofício para cada estudante, onde foi feito um desenho que representa a concepção de cada integrante sobre o que é, ou o que deveria ser o grêmio e os estudantes escreveram as principais potências e carências da unidade escolar.


Esta atividade faz parte da trilha educativa “O Grêmio é Show de Bola”, que visa possibilitar que os estudantes sejam os protagonistas de seu desenvolvimento escolar, instrumentalizando-os para diagnosticarem os principais entraves do cotidiano estudantil e suas possibilidades de superação, baseando-se em suas experiências, no produto de suas pesquisas e nas ideias que surgirão a partir do diálogo que permeará as futuras reuniões do grêmio.

O grêmio foi proposto para tornar os alunos coautores de sua trajetória educativa, por isso parte-se do pressuposto de que os caminhos serão traçados pelo próprio grêmio, cabendo à mediação orientar, instigar e facilitar as ações e o diálogo. Esta consciência faz parte de umas das metas da trilha educativa.

Por Victor Rocha

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