Os
estudantes integrantes do grêmio estudantil da Escola Municipal Guararapes
Cândido, BE Santa Teresa, se reuniram no dia 1º de abril, para falar sobre a
importância do grêmio nas unidades escolares. Estiveram presentes: Victoria
Mendes Hartgrove (vice-presidente), João Pedro Andrade de Oliveira (1º
secretário) e Cíntia da Silva Pereira (2ª secretária). A chapa “Unidos dos
Guararapes”, nome proposto pelos alunos, faz referência ao universo das escolas
de samba.
Durante
o encontro foi exibido um vídeo que fala sobre a importância do grêmio e as
funções que estes alunos devem desempenhar na escola. Os estudantes também
participaram de um debate, onde citaram o que há de melhor na escola, que deve
ser ressaltado, e o que há de ruim, que deve ser superado.
Após
o debate, houve um consenso nos problemas elencados pelos alunos, ocorrido sem
a intervenção do gestor de projetos do Bairro Educador, Victor Rocha, que apenas
mediou o debate. O consenso refere-se aos palavrões emitidos por alguns alunos,
às brigas que acontecem eventualmente e ao uso irresponsável do bebedouro, que
além de desperdiçar a água, molha o chão e compromete, mesmo que de forma pouco
significativa, a segurança dos mesmos.
No
que se refere aos pontos positivos da escola, foram elencados passeios,
torneios interescolares e excursões. O registro da reunião, intitulado ata
interativa, se fez através de duas folhas de papel ofício para cada estudante,
onde foi feito um desenho que representa a concepção de cada integrante sobre o
que é, ou o que deveria ser o grêmio e os estudantes escreveram as principais
potências e carências da unidade escolar.
Esta
atividade faz parte da trilha educativa “O Grêmio é Show de Bola”, que visa possibilitar
que os estudantes sejam os protagonistas de seu desenvolvimento escolar,
instrumentalizando-os para diagnosticarem os principais entraves do cotidiano
estudantil e suas possibilidades de superação, baseando-se em suas
experiências, no produto de suas pesquisas e nas ideias que surgirão a partir
do diálogo que permeará as futuras reuniões do grêmio.
O
grêmio foi proposto para tornar os alunos coautores de sua trajetória
educativa, por isso parte-se do pressuposto de que os caminhos serão traçados
pelo próprio grêmio, cabendo à mediação orientar, instigar e facilitar as ações
e o diálogo. Esta consciência faz parte de umas das metas da trilha educativa.
Por Victor Rocha
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