A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 22 de março de 2011

Antoine em cena: alunos exercitam a vida na escola, por meio de oficina de teatro.

A oficina de teatro com o ator Rodrigo Sant’anna, (o Edmilson, do humorístico Zorra Total), nosso mais novo parceiro do Bairro Educador Borel, tem sido um sucesso. Na primeira oficina em 14/03, o grupo de 15 alunos da turma 1502 foi pego de surpresa, pois ainda não sabia quem seria o responsável pela oficina, um professor famoso e extremamente engraçado. Os alunos, ao reconhecerem Rodrigo na sala de leitura, ficaram eufóricos! Pularam, gritaram, e correram perguntando ao ator onde estava Lady Kate (o par romântico de Edmilson no programa de humor), pedindo para que ele cantasse o tema dos dois personagens. 
Rodrigo Sant’anna, além de ótimo ator, demonstrou uma habilidade incrível no trato com os adolescentes, colocando-se em posição de igualdade com os estudantes. Apesar da visibilidade que a profissão oferece,  "ser ator é como qualquer outra profissão", disse ele.
Sua aula teve como princípio orientador a diversão e o respeito ao próximo. Tudo era permitido menos o desrespeito ao colega. Trabalhou com os alunos a consciência corporal através da respiração, a noção de espaço, essencial em cena e no palco, o improviso e, acima de tudo, a capacidade criativa.


Na última atividade aplicada, foi perceptível a riqueza artística do grupo de trabalho. A turma foi dividida em dois grupos que receberam um poema e cada grupo criou uma cena a partir da leitura. O resultado foi brilhante, com elogios às cenas criadas, nas quais utilizaram-se inclusive recursos de canto e percussão. 


Esta parceria, que se estenderá ao longo do ano letivo, tem a possibilidade de contribuir efetivamente com o desenvolvimento humano destes jovens,  trazendo sempre "para a cena" o conteúdo curricular.



Na segunda oficina, que aconteceu em 21/03, o grupo de trabalho já estava mais solto e pode corresponder melhor às expectativas da oficina. Os jovens se divertiram e exercitaram sua habilidades pessoais com o propósito de desenvolver sociabilidade e capacidade expressiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário