A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 17 de março de 2011

BE Borel fecha Trilha Educativa com parceiros



A articulação para a TRILHA EDUCATIVA: "Sociedade e Ciências Naturais" teve início em dezembro de 2010 e, em Janeiro de 2011 está em plena fase de execução no BE Borel. O Bairro Educador em parceria com a CEDAE (projeto “Água para Todos”), Escolas da rede municipal de ensino, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Obra Social Santa Cabrini, trabalham em conjunto para tornar possível a compreensão do processo educativo. A escolha deste tema está relacionado diretamente com as orientações curriculares da Educação Infantil, que foi publicada na gestão da atual Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin.

As escolas do BE Borel em sua maioria são de primeiro segmento (1º ao 5º) e seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) estão influenciados pelo tema “Sociedade e Ciências Naturais”. A intenção desta Trilha Educativa é fazer com que aos alunos obtenham um maior conhecimento sobre seu bairro e sua relação com a cidade. Para inicio do processo de aprendizagem, a CEDAE oferece jogos educativos e vídeos para ajudar na sensibilização dos alunos para o tema central.

No primeiro momento o gestor de Projeto do BE Borel, Thiago Sobral, delimitou o Marco Zero (levantamento do conhecimento prévio do tema de trabalho), depois acontece a visita a uma área verde da Obra Social Santa Cabrini, que faz fronteira natural com a Floreta da Tijuca  e é vizinha do Borel. Este foi o primeiro passo para que os professores das escolas integrantes do BE desenvolvessem um processo de aprendizagem que foca no estabelecimento da relação da comunidade com a sociedade passando pelo espaço natural.
O resultado esperado é que tenhamos uma Feira Sócio-Ambiental com produtos realizados pelos alunos que participarem da atividade educativa, além de uma ação de reflorestamento local com mudas conseguidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, finalizando a Trilha Educativa em áreas de deslizamentos na comunidade do Borel. A estimativa é de que possamos propiciar uma visão critica da relação direta e indireta do bairro educador Borel com a sociedade ao longo deste ano letivo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário