A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 31 de março de 2011

BE Borel e a Contação de História no Imaginário da Educação Infantil

Gestor de Projeto Thiago Sobral, a escritora Fátima Miguez e o Gestor de Núcleo, Roberto Lobo
No último sábado, dia 26/03, aconteceu na Obra Social Santo Afonso e São Geraldo (Av. Maracanã, 701 – Tijuca) uma reunião entre os representantes do Projeto Bairro Educador (Gestor de Projeto, Thiago Sobral, Gestor de Núcleo, Roberto Lobo), a escritora Fátima Miguez e a representante da Paróquia São Geraldo, Maria de Cássia Mendes. Este encontro resultou num ganho significativo para o imaginário da Educação Infantil do BE Borel.
 Obra Social Santo Afonso e São Geraldo
As escolas atendidas pelo Projeto Bairro Educador neste território são do primeiro segmento de ensino – da Educação Infantil ao 5º ano. Assim, a atividade de contação de história, será uma ferramenta de grande potencial educativo para o processo de aprendizagem, utilizando uma forma lúdica para motivar os jovens aprendizes na assimilação dos saberes pragmático.


Esta parceria que teve inicio no ano passado teve papel significativo na E.M. Chácara do Céu e na Creche Municipal Raio de Sol terá continuidade para este ano letivo. Para tal, sendo necessário apenas acertar a disponibilidade do voluntário com a demanda de cada unidade escolar.
Contação de História – Grupo Afonsinho contando história - Creche Municipal Raio de Sol
Contação de História – Grupo Afonsinho contando história – E.M. Chácara do Céu
Ainda ficou combinado que o Bairro Educador poderá dispor de cinco vagas para formação de professores no próximo curso de Contação de História, a ser iniciado em Maio, na Casa São Geraldo, e ministrado pela professora da faculdade de Letras da UFRJ e escritora infanto-juvenil Fátima Miguez.

Segue abaixo algumas obras de  Fátima Miguez
Paisagens de Infância,
Brasil-Menino,
Com o coração na mão,
A cama que não lava o pé,
Inventário do Lobo Mau e
Nas artes-manhas do Imaginário Infantil (
71 mil e 386 exemplares comprados pelo – FNDE – Ministério da Educação)
Estas obras certamente poderão ser encontradas junto com tantas outras na sala de leitura ou biblioteca das escolas ajudando a compor o acervo escolar

Um comentário:

  1. Aguardamos o retorno das oficinas de contação de histórias e outras, conforme o objetivo do projeto, otimistas e com a certeza de que a parceria é válida uma vez que aconteça com regularidade!
    Parabéns pelo BLOG!
    Façam-nos uma visita para este agendamento e prometemos um cafezinho!
    Abraços
    Kamilla Broedel

    ResponderExcluir