A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 1 de abril de 2011

BE Paciência inicia produção do Jornal da E.M. João Gualberto do Amaral

Definição das tarefas com o grupo
A equipe do Bairro Educador esteve na Escola Municipal João Gualberto do Amaral (BEP) na última quarta-feira (30/03) para dar ínicio à produção do Jornal Escolar.  A oficina promovida pelo gestor de comunicação, Thiago Maia, tem por objetivo resgatar o “Jornal Gualbertinho” existente na escola desde 2000, mas que estava parado desde 2009.

O "Jornal Gualbertinho" foi um projeto desenvolvido pelo diretor Victor Marques, que queria divulgar as notícias da escola para a comunidade do Gouveias.

Durante a atividade, feita com representantes de cada turma do 4º e 5º ano, dos dois turnos da escola, foram definidas: as funções de cada "jornalista", os prazos de entrega das matérias, a data das oficinas, o dia do lançamento do Jornal, a tiragem, entre outras questões.

Apresentação de um jornal para os alunos
Para esta 1º edição foram escolhidas as seguintes pautas: Saúde (Dengue e da Diabetes), Receitas, Funcionário do mês, Poesias , Calendário Escolar e Passatempo.

O Jornal Escolar é uma das ações desenvolvidas pelo Projeto Bairro Educador nas escolas, sendo utilizado como ferramenta de comunicação, visando o fortalecimento do trabalho pedagógico e incentivando a leitura, a pesquisa e a escrita.

Dentre os objetivos definidos na atividade, destacam-se:

  • Resgatar o “Jornal Gualbertinho” com publicações bimestrais alinhado com o planejamento da escola;
  • Estimular o desenvolvimento, a criatividade, espírito critico, a expressão oral e escrita dos alunos;
  • Conhecer a realidade, os problemas e cultura local;
  • Divulgar o trabalho da escola na comunidade local;
  • Promover a integração dos alunos e o fortalecimento das relações internas e com parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário