A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Projeto Cartas na E.M. Frei Cassiano

No dia 1° de Abril de 2011, os alunos do 5° ano da Escola Municipal Frei Cassiano deram inicio ao projeto cartas, no qual os alunos da turma da manhã escreveram uma carta para seus colegas da turma da tarde, e consequentemente os alunos do 5°/ tarde, escreveram uma carta para seus colegas do turno da manhã. Os alunos já haviam tido contato anteriormente com a prática de escrita de carta em sala de aula e, com esse projeto, tiveram a oportunidade de colocar em pratica os conhecimentos adquiridos em aula percebendo que os conhecimentos escolares tem sentido e utilidade em sua vida cotidiana.
As cartas escritas pelos alunos tiveram um tema específico, que foi definido em conjunto com as professoras das turmas. Resolvemos por bem falar sobre a questão da Dengue, por ser um tema presente no dia a dia das crianças no qual eles já haviam aprofundado alguns estudos e que está de acordo com o Projeto Politico Pedagógico da escola que trabalha as “Gentilezas”. Neste primeiro momento o PPP aborda a “Gentileza Social”.
O projeto cartas foi pensado como um aparato didático pedagógico, levando em consideração as orientações curriculares no que tange a questão da compreensão dos diversos discursos, das variantes linguísticas, pois todos os alunos tiveram que escrever de forma a se fazer claro para colegas alguns,  os quais eles nem conheciam ainda, e ao receber a carta do colega precisara ter uma leitura sensível e atenta para compreender o que o colega quis dizer.
Toda essa proposta teve o intuito de trabalhar a produção de texto dos alunos, fortalecendo o seu processo de alfabetização, utilizando uma abordagem com base na proposta de letramento ideológico, no qual tivemos a possibilidade de trabalhar temas do cotidiano das crianças, ou seja, contextualizando a escrita, dando sentido pratico ao conhecimento escolar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário