A parceria entre a 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Projeto Bairro Educador (SME) e o voluntariado do Prof. Dr. Celso Sánchez (UNIRIO) resultou numa palestra no dia 14/04, no auditório da 2ª CRE sobre o tema ‘Sociedade e Ciências Sociais e Naturais’ que é a temática da TRILHA EDUCATIVA – Tecnologia Social utilizada pelo Projeto Bairro Educador - vivenciada pela Educação Infantil das escolas do BE Borel: CIEP Antoine Filho, E.M. Borel, E.M. Jornalista Brito Broca, E.M. Dr. Marcelo Cândia, E.M. Chácara do Céu.
A TRILHA EDUCATIVA: Sociedade e Ciências Sociais e Naturais começou com a sensibilização de jogos educativos e vídeos ambientais aplicado pela CEDAE – Programa Água para Todos – relacionando o consumo responsável da água ao olhar dos alunos sobre o espaço natural do entorno comunitário. Em seguida, a caminhada de cada unidade escolar até a OBRA SOCIAL SANTA CABRINI focou o olhar dos alunos sobre no espaço construído do entorno comunitário. A intenção é desenvolver uma relação da Comunidade com a Cidade do Rio de Janeiro através do dialogo com o Currículo de Ciências (vide vídeo postado no BLOG).
O Professor Dr. Celso Sánchez iniciou a apresentação sobre o tema para um publico composto de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e adjuntos da rede municipal de ensino do território da 2ª CRE. O objetivo era contribuir com elementos a fim de fortalecer os Projetos Pedagógicos já existentes que em sua maioria tratam da questão social e ambiental.
“Um primeiro ponto a considerar é a afirmação de que durante os anos pré-escolares se inicia a formação das concepções prévias que os alunos apresentam nas aulas de ciências do ensino fundamental e médio. Portanto, a criança em seu contato com o ambiente físico e social, vai elaborando explicações e idéias sobre os diversos fenômenos.” (Aquino, 2002).
Essa ação educativa do Projeto Bairro Educador traz a observação e a experimentação com base no cotidiano comunitário possibilitando o ensino de ciências como questão de conscientização e transformação.
“As crianças, desde a mais tenra idade, têm o direito de serem reconhecidas como seres que têm como características próprias do humano, a curiosidade, o encantamento, a imaginação e a criatividade. Características que possibilitam interagir e responder a situações particulares e cotidianas, mas também a produção no campo da filosofia, das artes e das ciências.” (Aquino, 2002).
O Professor Dr. Celso Sánchez disse que a Educação em Ciências, como campo de pesquisa, fornece alguns elementos para refletirmos sobre nossa prática educativa.
“Se entende a aprendizagem não como simples recepção, mas como uma reorganização ou um desenvolvimento das idéias prévias dos alunos, em uma construção ativa de conceitos e teorias” (Queiroz, 2000: 14).
Esta TRILHA EDUCATIVA integra e valoriza os espaços formais (sala de aula) e informais (espaços comunitários) e promove o dialogo e o fortalecimento do ensino de uma forma geral tornando a aprendizagem mais atrativa. E assim, contribuindo para um processo formativo mais integrado.
Segundo Vale (1998), para se proporcionar a educação científica, é necessário observar os seguintes objetivos:
1. promover aprendizagem significativa,
2. vincular-se à prática social de modo que considere o contexto como fonte de inspiração e,
3. investir na formação do espírito científico (p. 5).
O Professor Dr. Celso Sánchez ressaltou em sua fala que o maior desafio cabe aos professores.
“Educação em Ciências pode deixar de ser encarada como mera transmissão ou reprodução de conceitos científicos para ser compreendida como um processo de transformação das concepções prévias dos alunos (Queiroz, 2000: 85).
“A partir de seus conhecimentos sobre ciências e sobre os processos de elaboração de conhecimento, interpretar as situações vividas pelos alunos para interagir de modo significativo. (Aquino, 2002)
Enfim, para finalizar sua palestra o Professor Dr. Celso Sánchez valorizou o profissional de educação reconhecendo-o como peça fundamental do ensino de forma que intervenha de forma transformadora o meio no qual esta inserido, problematizando os conteúdos escolares.
Referencias Bibliográficas:
• AQUINO, LIGIA MARIA LEÃO DE. O lugar do erro na construção do conhecimento. Tese de Doutorado. Niterói, UFF, 2002.
• BRASIL Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, no. 9394/96
• QUEIROZ, GLORIA P. C. Professores artistas-reflexivos de física no ensino médio. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, Departamento de Educação / PUC-RJ,2000.
• VALE, JOSÉ M. FERREIRA DO. Educação científica e sociedade. In NARDI,
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