A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 1 de abril de 2011

BE Campo Grande em ação

O mês de março foi de intensa movimentação no Bairro Educador Campo Grande. Dentre todas as atividades planejadas, uma delas, o Mapeamento das Comunidades do entorno da escolas, é uma forma de trazer uma reflexão acerca dos problemas e das pontecialidades e como essas podem ser exploradas pela escola. Trazendo assim, o aspecto de Educação Integral e Comunitária para as aulas dos alunos.



Participaram desta atividade alunos das Escolas Municipais Cora Coralina, Tenente Góes Monteiro, Fábio Cesar Pacífico e Professor Enyr Portilho. Eles puderam conhecer melhor o seu bairro e pensar em soluções para os problemas enfrentados diariamente, como ausência de saneamento básico, riscos de transmissão de doenças e outros. Essas questões serão levadas aos professores no intuito de serem trabalhadas em conjunto com os descritores na sala de aula.

O trabalho desenvolvido tem como intuito fazer com que os alunos se sintam parte da realidade vivida por sua comunidade e fomentar o desejo de atuação na solução de problemas. Alguns alunos levantaram questões como: Por que nosso bairro é assim? Podemos mudar alguma coisa aqui?

Sabemos que os problemas enfrentados pelos moradores não acabarão do dia para noite, porém o Projeto Bairro Educador, escola, unido aos moradores e ao poder público, poderá auxiliar na mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário