A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 10 de abril de 2011

Programa PSE no Bairro Educador Cantagalo


A equipe do Bairro Educador visitou na última quinta-feira, 13/04, o CIEP Presidente João Goulart (BE Cantagalo), que recebeu o Programa Saúde nas Escolas (PSE), cujo objetivo é integrar à rede municipal com o Posto de Saúde da Família (PSF).

As atividades no CIEP começaram por volta das 9h, com a chegada de dois estagiários de odontologia, Yan Teles e Bianca Ferreira, que visitaram as turmas do Projeto Acelera 3, Projeto Realfa 2B e a turma 1901, nas quais palestraram sobre a maneira correta de escovar os dentes e distribuir um Kit de Saúde Bucal, composto por duas pastas de dente, uma escova e um rolo de fio dental.

Yan ensinando a maneira correta de escovar os dentes
Para aliar a teoria à prática, os alunos foram orientados à escovar seus dentes com os kits recebidos e foram acompanhados pelos palestrantes.

Alunos escovando os dentes após a palestra
De acordo com Yan a visita servirá para que seja feito um mapeamento bucal (triagem) dos alunos e que os resultados serão encaminhados para a rede de saúde (PSF), para dar início ao tratamento. Ainda segundo ele, serão necessárias quatro visitas à escola para atender a todos os alunos e funcionários."Hoje demos início ao processo de triagem, acredito que esse tipo de ação é muito importante, pois muitas crianças nunca tiveram contato com nenhum dentista, não sabem escovar os dentes corretamente. É gratificante saber que estou praticando o bem, ajudando quem necessita", afirmou.

Processo de triagem
Os alunos ficaram felizes com a atividade na escola, e afirmaram que ações como esta precisam ocorrer frequentemente. "Achei muito boa a visita dos dentistas, pois nunca havíamos recebido visita de um aqui. Vejo muitos alunos com os dentes sujos, com cáries e acho que, a partir desta visita vão começar a trata-los melhor. Só espero que os dentistas voltem aqui mais vezes", disse Jonhatan de Almeida, do Projeto Acelera.
Jonhatam exibindo o kit ganho na palestra
A todo instante alunos de outras turmas iam conversar com a direção da escola para saber quando ganhariam o kit e seriam examinados pelos dentistas. Para a Dentista Fabíola Karim, todo trabalho de educação e saúde, promoção, assistência e prevenção são fundamentais no ambiente escolar, pois muito nunca tinham contato com profissionais na área, além de desenvolver a autoestima dos alunos.

Fabíola Karim (direita)
Opinião semelhante possui a professora de Inglês, Ana Lúcia. "Muitos alunos daqui nunca tinham tido contato nenhum com dentista. Só o fato de mostrarem como escovar os dentes e usar fio dental de maneira correta já contribui para que o aluno melhore sua forma de higienização. Vir a escola sem dor de dente, com dentes tratados e bem escovados melhora a autoestima, com isso o aluno produz mais, fica mais participativo na aula", afirmou.

Professora Ana Lúcia com aluno
"A partir de hoje já sei como escovar meus dentes de forma correta, com isso poderei deixar meu sorriso mais bonito. Isso é muito bom", afirmou Gabriel Romano, da turma do Realfa

Para a diretora da Escola, Mônica Zucarino, essa visão da Secretaria Municipal de Educação, de levar saúde para as escolas foi de grande importância, resultando em um ganho fundamental, pois os alunos tendo o corpo e a mente saudáveis produzirão muito mais e consequentemente se tornarão melhores cidadãos.
As equipes retornarão à escola nas próximas três quintas-feiras do mês de abril para dar continuidade ao trabalho com os alunos e os professores.

Um comentário:

  1. Parabéns a equipe do PSE. É desta forma que se faz saúde. É preciso a ação pedagogica associada a ação profilatica e preventiva.
    Os acadêmicos de odontologia Yan e a Bianca pelo exemplo estão de parabéns.

    ResponderExcluir