O dia 22/03 inspirou o Projeto Político Pedagógico da E. M. Eurico Salles, do BE Engenho da Rainha. O “Dia Mundial da Água”, que serviu de base para o tema do PPP deste ano – Cidadania, Direitos e Deveres, faz parte da Trilha Educativa que se desenvolve na escola, em parceria com o Bairro Educador, através da Gestora de Projeto do BE Engenho da Rainha, Débora Targino.
A Trilha Educativa conta com algumas etapas e cada uma delas trabalha um conteúdo sobre as possibilidades, importância e utilidades que a água tem para todos.
Em sua 1ª etapa no dia 08/04 os alunos do 7º ano com a parceria e apoio da professora de Artes Elizabete Nunes responderam ao Marco Zero, que são perguntas com objetivo de levantar o conhecimento prévio que os alunos têm sobre o tema a ser trabalho e que dialoga fortemente com o currículo de ciências.
Em seguida, os estudantes assistiram a um vídeo sobre o ciclo da água, debateram, tiraram dúvidas, todos muito curiosos acerca do tema. Em um trecho, o vídeo mostra uma área de preservação ambiental no Bairro de Inhaúma, fato que chamou atenção dos jovens, pois muitos não reconheceram o local, perto de suas moradias.
Ainda neste 1º momento foi entregue aos estudantes um questionário para ser feito em casa, com os seus responsáveis e vizinhos. Este questionário é uma pesquisa que vai trabalhar o olhar de todos e sua visão sobre a importância da agua em suas vidas por meio de seu cotidiano, casa, bairro e cidade, em suas relações.
O água é o eixo norteador da Trilha Educativa. Espera-se com isso que os estudantes, a partir da perspectiva da saúde, reconheçam nesta temática a necessidade de uma atitude de cuidado, utilização e preservação com esse bem natural.
A 2ª etapa do Circuito da Água, em parceria com a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, foi oferecida aos estudantes de 4º, 5º e 6º ano com uma palestra bem descontraída e de fácil entendimento sobre o tema da Dengue, onde os estudantes puderam tirar dúvidas, aproveitando o fato do tema já ter sido debatido em sala de aula pelas professoras e suas turmas.
Ufa! Estamos chegando a 3ª etapa da Trilha Educativa. No dia 15/04, os estudantes do 7º ano a partir do questionário citado anteriormente, confrontaram os resultados e avaliaram as respostas. Muitos estudantes responderam corretamente ao questionário e contaram com o auxílio da família, pois haviam perguntas que necessitavam do auxílio.
Curiosidade: A maioria das perguntas que os estudantes e suas famílias não conseguiram responder foram os questionamentos sobre a cidade, como exemplo "Existem Áreas de Preservação Ambiental (APA), parques ou qualquer outra área declarada de preservação permanente na sua cidade?".
Tivemos um ganho quando conseguimos chamar a atenção dos estudantes e de suas famílias sobre a importância de não desperdiçar água com exemplos práticos ligados ao seu dia-a-dia, o olhar para dentro de sua realidade.
Já com algum entendimento sobre a importância da água em nossas vidas, começamos uma nova fase: trabalhar com a Declaração Universal dos Direitos da Água. As turmas divididas em grupos trabalharam com os artigos da Declaração que mais se identificavam, escrevendo cartazes a partir do seu entendimento pessoal daquele artigo escolhido, utilizando recursos de artes com o auxílio da professora Elizabete.
É importante agradecer a coordenação pedagógica e aos professores que estão envolvidos na Trilha Educativa, abordando através de diferentes disciplinas o conteúdo e material dado e disponibilizado para a escola.
Vamos aguardar a próxima etapa... Muita água vai rolar nessa trilha da E. M. Eurico Salles!
Muito bom!
ResponderExcluirParabéns equipe BE Engenho da Rainha.
Guaraciara.