A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 12 de abril de 2011

Bairro Educador Cidade de Deus: Crescer com Arte

Começou nesta semana nas escolas Pedro Aleixo (01/04) e CIEP Luiz Carlos Prestes (06/04) o curso de desenho “Crescer com Arte”, do Daniel Azulay, mais uma ação em parceria com o Bairro Educador, atuando nestas duas escolas na Cidade de Deus.


As primeiras aulas foram acompanhadas pela Coordenadora Pedagógica do curso, Vânia Januário, que participou junto com as professoras Clarice Boechat e Kathia da Cunha Silva da E. M. Pedro Aleixo e Neuza dos Santos Vinhaes e Janilda do Nascimento do CIEP. Uma vez por mês Vânia estará com as professoras acompanhando o desenvolvimento do curso.


A experiência na Escola Pedro Aleixo começou com uma turma do 5º ano com alunos a partir de 12 anos. O aluno Bruno, de 14 anos, que no início da aula se mostrava cansado e um pouco desanimado, foi um dos que mais aproveitou e no final disse que esse aprendizado será muito importante para a sua vida, pois foi uma atividade totalmente nova e interessante. No início, notamos o medo dos alunos em desenvolver os desenhos, mas aos poucos eles foram ganhando confiança e se expressando mais.


No CIEP Luiz Carlos Prestes, por serem crianças menores, eles se arriscavam e enchiam a folha com muitos desenhos. O aluno Daniel comentou ao assistir ao vídeo em que aparece o Daniel Azulay: "Eu também me chamo Daniel" e uma das crianças no final da aula pediu para mandarmos o recado: "Diz para ele que eu gostei muito da aula."


O curso de desenho do Daniel Azulay pretende ir além de ensinar a arte do desenho aos alunos. Vai contribuir bastante para coordenação motora, memória dos alunos, noção de identidade, cores, linhas, proporções, escala, entre outros tantos conteúdos diretamente relacionados com a aprendizagem das outras disciplinas.


As aulas são divididas em 20 módulos e o curso inclui um material completo para os alunos (apostilas de exercícios e cadernos com os conteúdos dos módulos), todos os vídeos (aulas com Daniel Azulay) e material de apoio para as professoras. Ao final, será realizada uma grande exposição com os trabalhos dos alunos.

A equipe do Bairro Educador gostaria de agradecer às escolas e às professoras multiplicadoras do curso além de um agradecimento especial à Beth Azulay e Bia Novaes por terem acreditado e viabilizado esta parceria com o Bairro Educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário