A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 25 de abril de 2011

BECDD e CEDAPS apresentam o programa NEPSO para as escolas


E.M. Alberto Rangel

"O programa NEPSO - Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião - foi apresentado no Centro de Estudos das Escolas Municipais José Clemente Pereira e Alberto Rangel, com o objetivo de promover o uso pedagógico da pesquisa de opinião nas escolas da rede pública. O programa, do Instituto Paulo Montenegro, é desenvolvido pela Ação Educativa.  A apresentação foi feita por Geisa (representante do CEDAPS que é um parceiro junto com o Bairro Educador na execução do mesmo nas escolas).
Nas duas escolas surgiram muitas perguntas sobre como é o desenvolvimento do trabalho em sala de aula. Sendo que a maioria dessas perguntas serão respondidas na capacitação que os professores farão, nos dias 28 e 29 de Abril, por representantes da Ação Educativa de 9h as 17h30min na Universidade Veiga de Almeida.

Os professores que serão capacitados para o desenvolvimento do programa nas escolas serão: Prof. Cláudia (8º ano - História) da José Clemente Pereira e Prof. Jonatas (PEJA) da Alberto Rangel, sendo que umas das principais propostas é que depois multipliquem para os demais professores.
E.M. José Clemente
Após a capacitação, os professores junto às suas turmas, definirão o tema será que pesquisado. Os próprios alunos farão as perguntas da pesquisa, sempre com a orientação do professor, que pode ser na própria escola, na comunidade, etc. Após a pesquisa pronta com os resultados obtidos, haverá um seminário no qual todas as escolas do programa apresentarão o seu tema e, no final do ano, terá um congresso, em que um professor e um aluno representarão a escola na apresentação do trabalho.

Este programa permitirá que o professor trabalhe diversos conteúdos pedagógicos, além de disciplinas como Português, Matemática, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário