A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 12 de abril de 2011

Trilha Educativa: “Sociedade e Ciências Sociais e Naturais” - 2ª etapa do processo


No dia 04/04/11, os alunos do 4° ano do CIEP Antoine Magarinos Torres Filho estiveram à vivenciar a segunda etapa da Trilha Educativa: Sociedade e Ciências Sociais e Naturais” que envolve os jovens acima de oito anos, que é uma exigência da CEDAE,  para conhecer a maior Estação de Tratamento de Àgua do Mundo, a Estação de Tratamento Guandu
Chegando à ETA Guandu os alunos foram recebidos pelo instrutor da Educação Ambiental da CEDAE, Allan, que guiou-nos por toda a Estação. Em breve exposição no auditório, Allan interagiu com os alunos perguntando sobre a relação deles com água, como ela aparece nas nossas vidas. Eles rapidamente identificaram como água aparece no dia a dia quando se lava uma roupa, se escova os dentes, tomando banho e como essas questões estão relacionadas à nossa saúde. 
Instrutor Allan durante exposição no auditório
  Para ficar mais fácil de entender como a água chega em nossas casas, Allan, exibiu o desenho “ O Caminhos das Águas”,  que em um história lúdica explica como a poluição dos rios, o desmatamento das florestas é prejudicial para nossas vidas e demonstra todas as etapas que água passa para ser tratada e chegar limpa em nossas casas. 
Apresentação das etapas da água
O instrutor Allan apresentou todas as etapas que fazem da água consumida no Estado do Rio de Janeiro um produto de qualidade comparável à água dos países mais desenvolvidos do mundo.

Ele explicou que as tomadas de água são protegidas por uma barragem flutuante e por um sistema de gradeamento, que impede a passagem de galhos, plantas aquá­ticas e de qualquer outro tipo de material grosseiro que venha na água do rio.  Em seguida, a água chega a ETAG e passa por uma unidade, chamada Caixa de Tranqüilização.  


Existem nove floculadores, onde se tem a velocidade de passagem da água controlada por sistemas hidráulicos, para que os flocos se desenvolvam sem qualquer interferência. Após passar por estas unidades a água floculada é conduzida aos grandes tanques de sedimentação denominados Decantadores.

A água passa por nove decantadores onde as partículas floculadas sedimentam pela ação da gravidade. Neste ponto calhas introduzidas nos decantadores conduzem a água clari­ficada para 72 filtros de areia. Após a passagem pelos 132 filtros, a água toma-se totalmente límpida e daí chega a um grande reservatório de contato onde será efetuada a aplicação de Cloro para a desinfecção, permanecendo o tempo necessário para a total eliminação de bactérias e outros microorganismos patogênicos que não tenham sido eliminados nos processos anteriores de tratamento.

Após a desinfecção com Cloro, se tem a adição de Cal Virgem para eliminação total da acidez da água, protegendo as tubulações e equipamentos. Finalmente tem-se a Fluoretação que é efetuada para o auxílio na prevenção da cárie dentária. Após o tratamento a água limpa segue para o siste­ma de adução até chegar as nossas casas.
 Professora Elane, turma 1402

Fotos da equipe ao final da atividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário