A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Instituto NOOS dando um Alô para o BE CDD

No dia 13 de Abril as gestoras do BE CDD Maria do Socorro e Francisca Assis convidaram um projeto parceiro para participar do Centro de Estudos das Escolas Municipais Professoranda Leila Barcellos de Carvalho e José Clemente Pereira. Trata-se do Instituto Noos que apresentou seu projeto com o objetivo de trabalhar questões relacionadas à violência nestas escolas.


Cristina Fernandes, Instrutora do atendimento do Projeto 123Alô! (Instituto NOOS), apresentou a proposta do projeto e como os estudantes podem se apropriar do telefone para falar dos seus problemas.  Entretanto, os professores da Escola Leila Barcellos de Carvalho pediram um alô também para os professores, pois eles também precisam ser ouvidos e sentem a necessidade de compartilhar questões de violência que presenciam na escola. A partir daí surgiram muitas falas sobre seus anseios e de como estão estressados. Já na E. M. José Clemente, os professores também pediram um "socorro", pois os alunos chegam à escola sem limites e eles já não sabem como lidar com esse fato. Foram dois momentos marcantes. Uma espécie de "terapia comunitária", em que os professores puderam desabafar. 


Na E. M. Prof. Leila Barcellos, a supervisora do Insituto Noos se comprometeu com o Bairro Educador a realizar oficinas sobre valores para os estudantes e uma terapia comunitária para os professores. Na E. M. José Clemente Pereira além das oficinas para as crianças, Cristina ficou de verificar junto a sua equipe a possibilidade de ficar na escola por um período para acompanhar as crianças nos diversos locais da escola.


Foi um dia produtivo e de grande aprendizado. A equipe do Bairro Educador agradece ao Instituto NOOS por essa parceria, pois irá contribuir para a melhoria das relações no ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário