A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 11 de março de 2011

Cultura e Educação: Uma combinação de Escola Pública, Carnaval e Rio

No dia 04/03/2011 a Escola Municipal Marília de Dirceu (Bairro Educador Cantagalo Pavão-pavãozinho) se transformou em um grande baile de carnaval. O dia foi de festa e as homenagens se renderam à cidade do Rio de Janeiro, em comemoração ao seu 446º aniversário.

O baile, organizado pela escola junto ao projeto Bairro Educador, foi resultado de uma série de atividades educativas desenvolvidas desde o início do ano letivo. Segundo a diretora Jundiara Trindade Bemelmann, os alunos pesquisaram a história da cidade e confeccionaram suas próprias fantasias. Esta iniciativa mostra como o ensino se torna mais enriquecedor quando comporta atividades variadas e metodologias de ensino mais lúdicas, além de facilitar o processo de integração entre escola e as comunidades que ela abraça.


Os alunos ficaram radiantes ao assistirem às apresentações dos grupos culturais do Cantagalo, Pavão e Pavãzinho, como os acrobatas, equilibristas e “casal de pernas de pau” do grupo Afroreggae e som da bateria mirim do Mestre Dá, que conta com a participação de quatro estudantes da escola, e que colocou a escola toda para sambar.

O baile também contou com o apoio logístico de policiais do grupamento de aproximação da Unidade de Polícia Pacificadora do Cantagalo, Pavão-Pavãozinho. O Soldado Paiva Passos, um dos policiais da UPP que compareceu ao evento, é ex-aluno da escola e revelou qual foi o seu sentimento ao ver toda aquela festa: “Para mim é emocionante retornar a essa escola que tenho tanto carinho e ver estas crianças podendo aprender de maneira tão divertida”.


Realmente, ao celebrar o carnaval a escola experimentou uma nova forma de ensinar através de uma grande festa popular que é capaz de reunir diversos grupos. Parabéns à Escola Municipal Marília de Dirceu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário