A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 13 de novembro de 2012

A Trilha Educativa “Rádio do Amanhã”


O projeto Bairro Educador da Rocinha, em parceria com a Escola Municipal Francisco de Paula Brito, realizou um projeto com os alunos da unidade escolar.  Através dele, os jovens puderam conhecer o ambiente de uma Rádio.
A gestora do núcleo do Bairro Educador da Rocinha, Maria do Socorro Melo, entrou em contato com o portal Rioeduca e contou um pouco sobre este trabalho que é realizado em parceria com algumas escolas da 2ªCRE. Confira mais detalhes na entrevista abaixo:
Rioeduca: Conte-nos como é realizado o trabalho do Bairro Educador?

Maria do Socorro: O Bairro Educador tem como objetivo integrar e articular os potenciais educativos do bairro e da cidade (espaços, pessoas, instituições, serviços públicos, empresas, entre outros) às escolas.   O Projeto Político Pedagógico de cada escola é utilizado como principal referência para o trabalho. Através de suas atividades, busca tanto promover o desenvolvimento integral dos estudantes, ampliando as oportunidades para sua educação integral, como também  despertar seu interesse no espaço escolar a partir da articulação e fortalecimento das redes locais.

O projeto investe na criação de oportunidades que possibilitem a integração entre a escola, os responsáveis e estudantes.  Para tanto, incentiva a circulação deles pela cidade e busca a valorização da escola pública, com a intenção de transformar o Rio em uma Cidade Educadora. O projeto é desenvolvido em todas as 152 Escolas do Amanhã e outras 57 escolas municipais que estão no seu entorno. Ao todo, são 51 Bairros Educadores na cidade do Rio de Janeiro.

Rioeduca: Como surgiu a ideia do projeto “Trilha Educativa – Rádio do Amanhã”?

Maria do Socorro: A Trilha Educativa chamada Rádio do Amanhã teve início em agosto deste ano, quando a gestora de núcleo do Bairro Educador Rocinha, Maria do Socorro Melo, e o gestor de Projetos, Leandro Lima, visitaram o parceiro Marcelo Santos, radialista da Rádio Globo. Nesse dia, já foram feitos os primeiros planejamentos para o desenvolvimento das atividades. 

Crianças aprendendo como são realizadas as edições de áudio

 Rioeduca: O projeto trouxe a ampliação de horizontes, pois os alunos tiveram a oportunidade de conhecer novos ambientes. Como foi o desenvolvimento desta atividade?
 Maria do Socorro: O primeiro momento com os estudantes do 5º ano da Escola Municipal Francisco de Paula Brito, na Rocinha, foi a visita à Rádio Nacional no Centro do Rio.  Na rádio, eles conheceram a história da rádio, os espaços como os quadros históricos de antigos atores, os estúdios, o cenário onde eram realizadas as radionovelas e também participaram ao vivo do programa A Hora do Funk, com a presença do MC Junior.
Rioeduca: Quais desdobramentos aconteceram após a visita à Rádio Nacional?
Maria do Socorro: Após a visita à Rádio Nacional, os estudantes foram sensibilizados em sala de aula sobre a aula-passeio e convidados para participarem das oficinas que aconteceriam durante quatro semanas, sempre aos sábados, na Biblioteca Parque da Rocinha. Os estudantes aprenderam como elaborar textos para rádio, viram como se faz as edições e sonorização. Como tarefa principal eles produziram um esquete e realizaram a gravação. Os alunos criaram uma história sobre uma menina que, bem jovem, teve uma difícil decisão sobre o uso de drogas.

Marcelo Santos explicando algumas técnicas de gravação

Rioeduca: Como foi realizada a culminância do projeto?
Maria do Socorro: A Trilha encerrou dia 20 de outubro de 2012, com uma apresentação para os estudantes e, no final, a exibição do esquete com slides das fotos realizadas durante as aulas. Marcelo Santos, que ministrou as atividades da Trilha fez um discurso emocionado. “Vocês devem aproveitar todas as oportunidades boas, pois vão surgir muitas e tenho certeza que vocês só terão a ganhar.” Os estudantes gostaram muito do resultado final e pediram que fosse dada continuidade as atividades.
Aluna Bruna recebendo certificado
Parabéns ao Bairro Educador da Rocinha por oportunizar aos jovens atividades que promovam o protagonismo juvenil e a educação para a cidadania.

Matéria do portal Rioeduca: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=16&id=2937

Nenhum comentário:

Postar um comentário