Em maio de 2012, foi iniciado o projeto Rede de
Proteção à Criança e ao Adolescente que está sendo coordenado por
Farmanguinhos, e que conta com a parceria do Bairro Educador Cidade de Deus,
para que possamos levar para as escolas, temas relevantes e de interesse dos
jovem.
Pudemos contar com dois grandes parceiros para
desenvolver o projeto. O primeiro deles é o Professor Cláudio Rezende que
realizou um excelente trabalho com uma turma da Escola Municipal José Clemente
Pereira, e o segundo é a voluntária Priscilla Andrade que participa da ASVI –
Associação Semente da Vida.
Priscilla Andrade falou sobre o seu trabalho
com as escolas.
“O projeto Redes de Proteção à Criança e
ao Adolescente visa atender crianças e adolescentes em situação de risco
pessoal, que vivem sob ameaça e violação de direitos por abandono, violência
física, psicológica sexual, etc. Com base nessa proposta, o projeto foi
iniciado na Escola Municipal Alberto Rangel no dia 02 de Julho de 2012, com o
objetivo de fortalecer essa rede. Contamos com a participação de 43 alunos da
turma do 6º ano com faixa etária de 11 a 15 anos.
Inicialmente utilizamos o vídeo “Minha vida de
João” para discutir com os estudantes sobre o sexo biológico e a questão de
gênero, a fim de externar os conceitos do grupo sobre as diferenças existentes
entre o homem e a mulher, as desigualdades sociais, bem como o desenvolvimento
do feminismo. O filme acompanha a vida de João e ilustra aspectos de uma
educação sexista, situações de violência doméstica, primeira experiência
sexual, gravidez da namorada, primeiro emprego, entre outros temas.
Foi falado também sobre o homossexualismo,
analisando os medos que são gerados pela falta de informação. A turma
participou de uma dinâmica onde foi proposto que cada grupo se colocasse no
lugar dos personagens envolvidos na trama, a fim de provocar uma reflexão sobre
os nossos preconceitos e medos. Destacamos como foco principal as questões
ligadas à homofobia (violência contra o homossexual), ao homossexualismo
(aceitação pessoal e medo da rejeição), a relação com os pais (a falta de
diálogo e de companheirismo), a relação com os amigos (a aceitação e a
rejeição) e a relação amorosa (a importância do uso da camisinha).
Utilizando um espelho, foi trabalhada a
autoestima, com o intuito de fazer com que eles compreendam o quanto é
importante se aceitar, e se amar. E que devemos respeitar as diferenças
existentes entre cada indivíduo, pois ninguém é igual a ninguém. A terapia do
espelho é um método que ajuda no autoconhecimento.
Os estudantes durante o encontro também tiraram
dúvidas sobre a questão da sexualidade na adolescência. Através das perguntas
foi possível esclarecer os seguintes pontos: o risco de gravidez, os riscos
de doenças, a masturbação, a importância do diálogo com os pais, o
acompanhamento ginecológico, dentre outros. Utilizamos como ilustração próteses
para demonstração do uso correto da camisinha (feminina e masculina); foram
dadas orientações sobre a importância da higiene íntima na prevenção de
doenças, do uso de métodos anticoncepcionais, e dos riscos da relação sem
proteção.
A primeira fase do projeto foi encerrada
juntamente com as aulas, entretanto, há a possibilidade de ter continuidade no
próximo ano com a mesma turma que estará no 7° ano. Após a sua conclusão,
faremos um convite para que se tornem multiplicadores dentro da escola.
Maria do Socorro e Priscilla
Andrade Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário