A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente na Cidade de Deus


Em maio de 2012, foi iniciado o projeto Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente que está sendo coordenado por Farmanguinhos, e que conta com a parceria do Bairro Educador Cidade de Deus, para que possamos levar para as escolas, temas relevantes e de interesse dos jovem.



Pudemos contar com dois grandes parceiros para desenvolver o projeto. O primeiro deles é o Professor Cláudio Rezende que realizou um excelente trabalho com uma turma da Escola Municipal José Clemente Pereira, e o segundo é a voluntária Priscilla Andrade que participa da ASVI – Associação Semente da Vida.




Priscilla Andrade falou sobre o seu trabalho com as escolas.


“O projeto Redes de Proteção à Criança e ao Adolescente visa atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal, que vivem sob ameaça e violação de direitos por abandono, violência física, psicológica sexual, etc. Com base nessa proposta, o projeto foi iniciado na Escola Municipal Alberto Rangel no dia 02 de Julho de 2012, com o objetivo de fortalecer essa rede. Contamos com a participação de 43 alunos da turma do 6º ano com faixa etária de 11 a 15 anos.



Inicialmente utilizamos o vídeo “Minha vida de João” para discutir com os estudantes sobre o sexo biológico e a questão de gênero, a fim de externar os conceitos do grupo sobre as diferenças existentes entre o homem e a mulher, as desigualdades sociais, bem como o desenvolvimento do feminismo. O filme acompanha a vida de João e ilustra aspectos de uma educação sexista, situações de violência doméstica, primeira experiência sexual, gravidez da namorada, primeiro emprego, entre outros temas.


Foi falado também sobre o homossexualismo, analisando os medos que são gerados pela falta de informação. A turma participou de uma dinâmica onde foi proposto que cada grupo se colocasse no lugar dos personagens envolvidos na trama, a fim de provocar uma reflexão sobre os nossos preconceitos e medos. Destacamos como foco principal as questões ligadas à homofobia (violência contra o homossexual), ao homossexualismo (aceitação pessoal e medo da rejeição), a relação com os pais (a falta de diálogo e de companheirismo), a relação com os amigos (a aceitação e a rejeição) e a relação amorosa (a importância do uso da camisinha).




Utilizando um espelho, foi trabalhada a autoestima, com o intuito de fazer com que eles compreendam o quanto é importante se aceitar, e se amar. E que devemos respeitar as diferenças existentes entre cada indivíduo, pois ninguém é igual a ninguém. A terapia do espelho é um método que ajuda no autoconhecimento.


Os estudantes durante o encontro também tiraram dúvidas sobre a questão da sexualidade na adolescência. Através das perguntas foi possível esclarecer os seguintes pontos: o risco de gravidez, os riscos de doenças, a masturbação, a importância do diálogo com os pais, o acompanhamento ginecológico, dentre outros. Utilizamos como ilustração próteses para demonstração do uso correto da camisinha (feminina e masculina); foram dadas orientações sobre a importância da higiene íntima na prevenção de doenças, do uso de métodos anticoncepcionais, e dos riscos da relação sem proteção.


A primeira fase do projeto foi encerrada juntamente com as aulas, entretanto, há a possibilidade de ter continuidade no próximo ano com a mesma turma que estará no 7° ano. Após a sua conclusão, faremos um convite para que se tornem multiplicadores dentro da escola.


Maria do Socorro e Priscilla Andrade Mendes



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