A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 27 de novembro de 2012

“CIEP Willy Brandt Comprometido Com a Condição Humana”


No dia 27 de novembro aconteceu a culminância da trilha educativa “Willy Brandt comprometido com a condição humana” realizada com as turmas de 3º e 4º ano.  Estas turmas, totalizando 40 estudantes, visitaram o Museu de Telecomunicações OI Futuro, como forma de encerrar as atividades relacionadas à trilha educativa, que trabalhou com os mesmos as condições cósmica, terrestre e humana.


A visita focou em um dos eixos de abordagem do museu denominado “Comunicação como Condição Humana”, uma vez que este se encaixa no tema da trilha educativa e trabalha com outros assuntos abordados em sala e nas demais ações do Bairro Educador com os estudantes. A trilha proporciona aos estudantes outras possibilidades de perceber a temática. 

As educadoras do museu iniciaram uma conversa sobre as diversas formas de comunicação que podemos criar e utilizar, desde o momento em que nos encontramos com alguém, sinais gráficos, gestos de cumprimento, obras de arte, etc.




Na visita à sala dos telefones, os estudantes escutaram atentamente as gravações sobre a criação e evolução deste meio de comunicação que é bastante conhecido e utilizado até hoje. Durante a conversa sobre os variados modelos de telefone, uma estudante revelou que conhecia o modelo de disco, pois na casa de sua avó existia um deste tipo. A partir desta fala, foram abordados alguns temas relacionados a telefonia com os estudantes.



Outras duas instalações como a “Sala dos Profetas”, despertou curiosidade por causa das informações que foram passadas para os estudantes, bem como a “Sala de Vídeos”, que apresentou vídeos sem áudio, apenas com as imagens. Eles assistiram a uma apresentação que abordava situações cotidianas da Marinha da Bolívia, país que não é banhado pelo Oceano Atlântico e nem pelo Pacífico.

No primeiro momento os estudantes, assim que viram uma solenidade militar, começaram a cantar o Hino Brasileiro, fato que impressionou as educadoras, por se tratarem de crianças de 07 a 10 anos.

Ao final da visita, os estudantes ganharam uma máscara e uma cartela de adesivos do Museu e puderam explorar o espaço inferior com suas televisões sobre a história da teledramaturgia e se divertiram ao escutarem os CDs de músicas variadas.


O BE agradece ao Museu das Telecomunicações OI Futuro pela parceria. 

Por Priscilla Babo


Nenhum comentário:

Postar um comentário