A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Visita ao Museu da Vida


No dia 14 de novembro, foi realizada uma aula-passeio com os estudantes do CIEP Presidente Salvador Allende, BE Morro dos Macacos, até o Museu da Vida, que fica localizado na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).


A atividade foi iniciada com os estudantes conhecendo a exposição África: O Corpo Humano na Cultura. Na exposição os estudantes puderam conhecer diversas obras que eram expostas, e discutir aspectos e detalhes característicos de cada obra de arte. A visita a exposição ajudou os estudantes a darem continuidade ao conteúdo cultura africana, que foi anteriormente abordado em sala de aula e contribuiu para a aproximação do entendimento de identidade e multiculturalidade. 


Na segunda parte da visita os estudantes realizaram a proposta de formação de pequenos grupos (com mediadores do museu), objetivando a apresentação de caixas educativas que continham textos e fotos sobre corpos e objetos peculiares das variadas tribos. Esses  textos e fotos facilitaram o entendimento sobre cultura africana. Outra forma de intervenção pedagógica das mediadoras, foi a apresentação de outras fotos que traziam o comparativo de cidades africanas da atualidade e de cidades brasileiras, culminando na percepção de semelhanças sobre desigualdade social. Outro diálogo realizado, foi no momento em que ocorreu a comparação dos fenômenos estéticos dos povos africanos e brasileiros.


Após essa atividade, os estudantes visitaram o castelo da Fundação Oswaldo Cruz, espaço que deu origem a instituição. A visita fez com que os participantes pudessem compreender como eram realizadas as pesquisas nos anos iniciais da Fundação Oswaldo Cruz,  além de entender a participação de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e outros cientistas na criação das vacinas e medidas preventivas em nossa sociedade, além do aprendizado de que forma foi projetada essa estrutura arquitetônica.


O Projeto Bairro Educador agradece o Museu da Vida por ter proporcionado aos estudantes do CIEP Presidente Salvador Allende esta oportunidade de aprendizado.

Por Raphael Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário