A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

“Sustentabilidade”: O tema do ano em Acari


A “Uexpondo” (evento mensal determinado pela CRE onde as escolas expõe os trabalhos realizados pelos alunos)  no dia 28 de novembro na Escola Municipal Thomas Jefferson, BE Acari, teve desde árvores de natal de folhas de revistas, de garrafa pet até apresentação de grupo de percussão com sucatas e apresentação das músicas “Lixo” e “Planeta limpo”.

Equipe E.M Thomas Jefferson e o Gestor de Projetos do Bairro Educador Acari.

Para chegar a esse grande momento foram desenvolvidas por todos os profissionais da escola, ao longo do ano letivo 2012, ações voltadas para que a comunidade escolar pudesse repensar as questões ambientais. Tais ações contaram com a presença de parceiros como Ernestina Santos (Técnica do Programa Saúde nas Escolas – PSE), Jorge Tonera e Gilberto Alencar (COMLURB Palestras), Grupo Saúde Carioca  (esquetes teatrais relacionadas a temas como dengue e alimentação saudável), Wagner Trancoso (Artista Plástico), ONG Evoluir e White Martins (projeto Escolas Sustentáveis), ZOO RIO, Assistente Social Tereza Cristina (Metrô Rio) e o Grupo Chegando de Surpresa (COMLURB).

Professora falando sobre sua experiência em relação ao tabaco na palestra sobre álcool e tabagismo, para alunos do 5º ano, da Assistente Social do Metrô Rio, Tereza Cristina.

Direção, coordenação pedagógica, professores, Bairro Educador, Programa Saúde nas Escolas e outros parceiros juntos “botaram a mão na massa” para falar da importância de atitudes sustentáveis para a comunidade escolar, culminando com estudantes levando a mensagem a outros alunos e responsáveis através de músicas feitas por eles em uma das oficinas do projeto “Cantando Eu Cuido do Meio Ambiente”, idealizadas e coordenadas pelo Gestor de Projetos do Bairro Educador Acari, Carlos Carvalho.

Último ensaio da Banda 1101, percussão reutilizável.

O Bairro Educador Acari agradece a todos os professores, equipe de direção e coordenação pedagógica da Escola Municipal Thomas Jefferson, à técnica do Programa Saúde nas Escolas Ernestina Santos e aos demais parceiros que acrescentaram vivências diferenciadas para os educandos no ano de 2012.

Por Carlos José

Nenhum comentário:

Postar um comentário